Santa Cecília é considerada a intercessora dos músicos e Padroeira de uma comunidade de fé que inscreve, com a sua história, uma bela melodia no coração centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.
A Paróquia Santa Cecília foi criada no dia 8 de dezembro de 1987, no bairro Europa. Um marco na trajetória de fé do Povo de Deus na região de Venda Nova. O monsenhor Avelino Marques, que faleceu em 2011, aos 91 anos, muito trabalhou para a criação da comunidade paroquial. O sacerdote exercia o seu ministério em Venda Nova, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e percebeu o aumento dos cristãos católicos na região.
A Igreja Matriz da Paróquia Santa Cecília começou a ser construída em 1984, a partir da união dos fiéis e da liderança do monsenhor Avelino. A edificação do templo acompanhou o amadurecimento da comunidade. Dois anos antes de seu falecimento, por solicitação do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, monsenhor Avelino foi agraciado com o título de “monsenhor”, reconhecimento da Igreja aos sacerdotes que exemplarmente serviram ao Povo de Deus.
Atualmente, a Paróquia Santa Cecília é formada por seis comunidades de fé que, harmoniosamente, sob a intercessão de sua Padroeira, evangelizam, contribuindo para que muitos se aproximem do Mestre Jesus.