A Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Contagem, foi criada em 2017 e reúne seis comunidades de fé: Nossa Senhora das Graças, São José, São Geraldo, Santíssima Trindade, Santa Luzia e Santa Helena – a mais antiga, com capela edificada no século 19. As comunidades, em rede, fortalecem os trabalhos de evangelização e guardam bonitas histórias, a exemplo da formação da Comunidade Nossa Senhora das Graças.
A esperança sempre renasce. Esta é uma das muitas mensagens transmitidas pela história da Comunidade , que começou a ser escrita há 30 anos. Em 1992, uma explosão provocou a morte de 36 pessoas na chamada Vila Barraginha. A destruição da Vila deixou 400 pessoas desabrigadas.
Com muita perseverança, essas famílias sobreviventes da tragédia buscaram reconstruir a sua vida em novo local: a Vila Itália, em Contagem. Unidas pela fé, constituíram uma comunidade para celebrar a Palavra. Aos poucos, começaram os trabalhos de catequese, da Pastoral da Criança e do Apostolado da Oração.
Não havia um templo e os fiéis se reuniam nas casas. A Missa era celebrada uma vez por mês, na praça da Vila. Com o passar o tempo, a comunidade de fé foi se fortalecendo. Os jovens se organizaram em um grupo e passaram a se reunir em um posto de saúde.
A construção da Igreja Nossa Senhora das Graças foi possível graças ao amadurecimento da comunidade de fé, que recebeu a doação de um terreno e se mobilizou para reunir os recursos necessários à edificação. Cada quermesse, bazar e partilha do dízimo tornou-se parte do templo da Comunidade Nossa Senhora das Graças, fruto da solidariedade.
Hoje, a Comunidade integra a Paróquia Nossa Senhora das Dores e, com a sua história, ajuda a partilhar importante lição ensinada por Jesus: a morte não é a palavra final. A vida prevalece.
Nossa história nas comunidades
A Arquidiocese de Belo Horizonte vai contar a sua história a partir da sua rede de comunidades de fé. Para essa missão, pede a ajuda de seus evangelizadores, especialmente dos padres, profissionais das secretarias paroquiais e agentes da Pastoral de Comunicação. O objetivo é reunir um acervo com fotos e outros registros que testemunhem a história de cada comunidade paroquial. Podem ser registros fotográficos de eventos especiais, de evangelizadores marcantes, ou mesmo cartas e mensagens que ajudem a apresentar a história das comunidades paroquiais.
A iniciativa busca resgatar imagens, textos e outros registros que estão nos arquivos das paróquias e comunidades de fé. Preciosidades que merecem ser mais conhecidas por todos, pelo valor histórico e afetivo. Vamos publicar esse tesouro nas redes sociais, sites e meios de comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte.
O endereço de e-mail para nos enviar os registros de sua comunidade paroquial é: imprensa@arquidiocesebh.org.br.