No Jubileu de Nossa Senhora da Saúde, Lagoa Santa ganha nova praça

Lagoa Santa ganha nova praça, que se consolida como novo ponto turístico e de peregrinação da cidade: a Praça Mãe da Piedade, inaugurada pelo Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde,  durante 201º  Jubileu da Padroeira de Lagoa Santa, celebrado neste mês de agosto. O nome da Praça foi sugestão do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, acolhida pelos evangelizadores do Santuário e pelo poder público municipal.  No centro da Praça, destaque especial para a imagem da Pietá, réplica da obra do renomado artista Michelângelo, que viveu no século 15. Também compõe o paisagismo da Praça Mãe Piedade uma bonita fonte. A Praça fica diante do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde, integrando um cenário que convida peregrinos e turistas a registrarem fotografias para se lembrar dos especiais momentos vividos em Lagoa Santa. A Praça Nossa Senhora da Piedade, homenagem à Padroeira de Minas Gerais, foi inaugurada com bênção no dia 14 de agosto, após a Missa de conclusão da Novena dedicada ao Jubileu da Padroeira de Lagoa Santa – Nossa Senhora da Saúde. Em pouco tempo,  já se tornou atrativo turístico na região. “Alegro-me porque a Praça conseguiu cumprir a sua missão de se estabelecer como espaço dedicado à convivência comunitária”, disse o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Padre Ednei Almeida Costa, reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde, lembra que o Jubileu da Padroeira, concluído neste mês de agosto, foi o primeiro celebrado desde a elevação da Paróquia a Santuário Arquidiocesano. Muito alegre pela inauguração da Praça, mas especialmente pela ampla participação dos fiéis no Jubileu de Nossa Senhora da Saúde, padre Ednei agradece a cada peregrino que esteve no Santuário, vivendo seu momento de oração e contemplação.

O primeiro Santuário de Lagoa Santa – Nossa Senhora da Saúde

A Igreja Nossa Senhora da Saúde foi elevada a Santuário Arquidiocesano em noite especial, que emocionou principalmente os fiéis cristãos católicos de Lagoa Santa, no dia 15 de agosto de 2023, Festa da Assunção de Nossa Senhora.

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Lagoa Santa, celebra, neste ano, 201 anos de criação. A história começa no século 18, quando o bandeirante Felipe Rodrigues chegou à região de Lagoa Santa com muitas feridas nas pernas. Ele atribuiu a cura de suas feridas à intercessão de Nossa Senhora da Saúde. Seu relato sensibilizou o frei Antônio Miranda, que apoiou a construção de uma capela dedicada à Nossa Senhora da Saúde.

A devoção chegou ao conhecimento do Imperador dom Pedro II que, ao visitar Lagoa Santa, em 1881, fez questão de ir à  Igreja dedicada a Nossa Senhora da Saúde. O número de fiéis cresceu com o passar dos anos e, na década de 1950, o primeiro templo foi demolido para a construção de um maior, a partir de projeto arquitetônico moderno, para poder acolher o crescente número de devotos.