O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou, na quarta-feira, dia 23 de março, o projeto “Encantar a Política”, que trata da formação política para as Eleições de 2022. O objetivo é contribuir para o voto consciente possibilitando adequada formação de cidadãos para as Eleições deste ano, respeitando a autonomia de cada pessoa para escolher os seus candidatos.
“Encantar a Política” é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da PUC Minas, do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), do Conselho Nacional do Laicato (CNLB), da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), e contou com contribuições do arcebispo de Belo Horizonte presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, da assessoria política da Conferência Episcopal e de membros do Conselho Permanente.
Análise de conjuntura sociopolítica
Durante o encontro, também foi apresentada a análise de conjuntura sociopolítica, feita pelo Grupo de Análise de Conjuntura Padre Tierry Linard, que conta com a participação do professor Robson Sávio, coordenador do Nesp. Os participantes refletiram sobre o contexto, a dinâmica e os desafios das Eleições Nacionais deste ano.