O centenário de nascimento do Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo está sendo marcado por muitas homenagens e, nesta terça-feira, 8 de outubro, uma programação especial foi vivida na PUC Minas, com o título “Nascimento para a vida eterna”. Com o auditório repleto, no campus Coração Eucarístico, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, grão-chanceler da PUC Minas, e o reitor da Universidade, padre Luís Henrique Eloy e Silva, receberam familiares, amigos de Dom Serafim e a comunidade acadêmica para um momento que uniu espiritualidade, cultura e fraternidade. Neste dia 8 de outubro, os fiéis se recordam dos cinco anos da partida do Cardeal para junto de Deus – seu nascimento para a vida eterna. Dom Serafim faleceu no dia 8 de outubro de 2019, aos 95 anos.
As homenagens promovidas pela Arquidiocese de Belo Horizonte à memória de dom Serafim estão sendo realizadas em datas que marcaram a história do Cardeal, como o dia de seu nascimento, seu falecimento, sua nomeação como Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, sua Ordenação Presbiteral e Ordenação Episcopal.
No dia 22 de novembro, memória da nomeação de dom Serafim para a missão de arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, será inaugurada a Exposição sobre a Vida e o Ministério do Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, na Catedral Cristo Rei. A abertura da Exposição ocorre durante o Tríduo da Festa de Cristo Rei, com Celebração Eucarística às 19h30. As Regiões Episcopais e instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte também dedicam homenagens ao Cardeal neste dia.