Não se pode falar da obra de Deus sem falar do homem

Na reflexão iniciada na edição anterior, vimos como é importante nos colocarmos sempre no seguimento de Jesus. Seus ensinamentos nos inspiram e nos põem à frente do seu projeto, exigindo-nos compromisso, pois Jesus quer seguidores comprometidos e que se entreguem ao seu seguimento sem reservas.

Do mesmo modo como Jesus transmitia seus ensinamentos, deixando sua mensagem por onde andava, também somos chamados a construir nosso caminho, levando conosco a mensagem de Jesus Cristo, aprendizado que não se separa da vida. Assim, passamos a perceber a realidade na perspectiva de Jesus e dos Apóstolos. Nesse sentido, podemos assumir os desafios vindos da nossa realidade contraditória e confrontá-la com o Evangelho.

A sociedade em que vivemos se encontra permeada pelos atos de injustiça, pelas desigualdades e desvalores. Olhando para essa realidade onde a injustiça não provém só do econômico, mas também do social, político e cultural, somos convocados à prática da solidariedade, da vida em comunhão e à participação em favor de todos aqueles que clamam por justiça.

Como cristãos batizados e impregnados do perfume de Cristo, devemos transitar por esta realidade e descobrir qual é a mensagem que precisa ser anunciada. O documento “Catequese Renovada” nos orienta para esse agir, ao afirmar que para todos os homens a Igreja tem uma resposta: Cristo, o Redentor do Homem. Ele não pretende substituir o homem, mas se oferecer como caminho da plena realização humana e da vida eterna. Nele, temos a salvação, obra de Deus que requer a ação do homem para se realizar. Quem adere ao projeto de Deus decide-se a favor de caminhar com Jesus, anuncia a sua mensagem fazendo-se discípulo dele, contribui para a concretização de sua obra.

Mas, como se constituem discípulos de Jesus?

Busquemos esses ensinamentos na Palavra. O que o Evangelista Lucas nos diz sobre quem são os discípulos de Jesus?  Podem-se encontrar esses ensinamentos em Lc 10, 2-12 e também em outras passagens.

Ao ir para a

Jesus, ao enviar seus discípulos em missão os instrui dizendo: “Rezem ao Senhor pedindo-lhe que envie operários para trabalhar no projeto do Pai; ao ir para a missão não sejam violentos, mas ajam como cordeiros; anunciem o Reino de Deus despojado do poder, da autoridade, mas com humildade. Sejam agentes de paz; precursores no anúncio da missão, preparando bem o caminho do Senhor. Se encontrarem alguém que não deseja ouvi-los, sigam em frente”.

Os discípulos são enviados a todos que desejarem receber a mensagem. Na relação de convivência com o outro, vão construindo amizades fraternas, envolvendo-se com a vida do outro, assimilando sua cultura e seus problemas e, assim, trabalhando para que sejam rompidas as desigualdades existenciais.

Continue sua leitura em casa. Busque nos Evangelhos como cada comunidade vai se identificando com as características de um bom discípulo, tornando-se autêntica anunciadora da Mensagem de Jesus, colocando-se como colaboradores na obra da criação e manifestação do Reino anunciado por Jesus.

Neuza Silveira de Souza
Comissão Arquidiocesana de Catequese de BH