Museu da Paróquia Nossa Senhora do Morro participa da Primavera dos Museus

O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), criado pela Paróquia Nossa Senhora do Morro, participa da 8ª Primavera dos Museus, entre os dias 22 e 28 de setembro. A iniciativa reúne 761 museus e instituições culturais que irão oferecer uma programação especial de eventos, exposições, visitas guiadas, palestras, filmes, entre outros.

Veja a programação especial do Muquifu:

Atividades diárias clique aqui

Atividades programadas por dia:

22 de setembro – segunda-feira – 14h
Abertura de  Exposição – Pedro Pedreiro: Tijolo com tijolo num desenho lógico. Reflexão sobre o ser humano e o trabalhador da construção civil, por meio da criatividade dos pedreiros e de seus companheiros nas obras, com visita guiada ao jardim interno do Muquifu. Fotografias de Jorge Quintão e Imaginário Coletivo.

Exibição de filme – Tijolo com tijolo num desenho lógico. Documentário experimental sobre o ofício do pedreiro e a arte de construir. Projeto coletivo da Equipe do Muquifu e moradores do Aglomerado Santa Lúcia.

23 de setembro – terça-feira – 15h às 16h30
Mesa Redonda – Segurança e o trabalho do pedreiro: Zildo Gomes Viana, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, fala sobre Segurança no Trabalho. Mediação: padre Mauro Silva. Participação: pedreiros da comunidade.

Mesa Redonda – Criatividade e solidariedade: Bruno e Gabriela, moradores do Aglomerado Santa Lucia, apresentam a reportagem dos Parceiros do MGTV sobre a criatividade nas construções e puxadinhos nas favelas. Participação de voluntários do Muquifu.

24 de setembro – quarta-feira – 15h às 16h30
Apresentação de livro – ABC dos Museus: Museu de Artes e Ofícios. A escritora Soraia Vasconcelos recebe Jorge Quintão, crianças do Projeto Imaginário Coletivo e o público para um bate papo sobre o seu novo livro.

Passeio no Jardim do Muquifu: nova instalação sobre a Favela, que possibilitará a interação entre o público, a arte e o ato de construir casas e memórias.

27 de setembro – sábado
10h às 12h – Contação de histórias para o público infantil, com a participação da equipe do Muquifu e de outras instituições do Aglomerado Santa Lúcia.

14h às 15h30 – Oficina de confecção de flores e enfeites de papel: Dona Zenólia transmite seus conhecimentos.

16h às 17h – Missa das Crianças na Capela Maria Estrela da Manhã. A Missa das Crianças é parte tradicional da Catequese das cinco Vilas da Paróquia. Após a celebração, visita às exposições e degustação do Chá da Dona Jovem.

28 de setembro – domingo – 14h30 às 19h
14h30 às 16h – Projeto Retalhos da Memória: presença de mulheres que fundaram a Comunidade da Vila Estrela, lembranças da construção da Igreja dos Santos Pretos e outras memórias do Aglomerado Santa Lúcia.

16h45 às 18h – Missa presidida pelo padre Mauro Luiz da Silva e encerramento das atividades da Primavera dos Museus 2014. Confraternização final, visita guiada às exposições e tradicional Chá da Dona Jovem.

Contato: (31) 3296 6690 / www.muquifu.com
Programação no site do Muquifu, clique aqui.