Museu da Paróquia Nossa Senhora do Morro é destaque em universidades francesas

O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), idealizado pelo padre Mauro Luiz Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Morro, será tema de encontros em duas importantes universidades francesas: a Université de Lorraine e a Université de Rouen.

Em ambas oportunidades, o tema tratado será a originalidade do Museu. Participam professores, pesquisadores e estudantes de cursos de Mestrado em Cultura e Turismo e em Arte e Preservação do Patrimônio Cultural.

A iniciativa partiu da professora Giuliana Tomasella, orientadora do padre Mauro em uma tese desenvolvida  na Universidade de Pádova, Itália, entre 2008 e 2012.

“Estamos muito felizes com os excelentes resultados alcançados pelo Muquifu em tão pouco tempo. São quase três anos de dedicação, trabalho e criatividade para cumprir nosso papel na aplicação prática dos conceitos da museologia social, também chamada de museologia comunitária” afirma padre Mauro, diretor e curador do Muquifu.

Para ministrar as palestras nas universidades francesas também foram convidados o artista plástico pernambucano Cleiton Goes que, juntamente com Marcial Ávila, executa o trabalho de pintura da Igreja dos Santos Pretos, na Vila Estrela. “Nosso objetivo é preservar a história e a memória das mulheres que há tantos anos frequentam a capela. Enquanto elas fazem o Chá da Dona Jovem, atividade cheia de ternura e espiritualidade, toda memória da Vila Estrela e do Aglomerado Santa Lúcia é preservada”  diz o artista.

– Palestra na Universidade de Rouen – 2 de novembro de 2015
– Palestra na Universidade de Lorraine (Sede de Nancy) – 6 de novembro de 2015