Muquifu: apresentação de livros no museu da Paróquia Nossa Senhora do Morro

O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), da Paróquia Nossa Senhora do Morro, realiza no dia 27 de dezembro, terça-feira, de 18h às 21h, a apresentação de dois livros. Os lançamentos serão durante o “Chá da Dona Jovem”- Patrimônio Imaterial do Aglomerado Santa Lúcia.

Será apresentado para a comunidade o livro “Prosa e poesia no morro – Favelas e periferias metropolitanas: exclusão, resistência, cultura e potência”. O padre Mauro Luiz da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Morro e diretor e curador do Muquifu, é autor de um artigo que integra o livro, que tem como título “Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos – e suas áreas de atuação”. A obra é organizada e tem a coautoria de Clarice Libânio, bacharel em Ciências Sociais com Habilitação em Antropologia e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Também será apresentado o livro “#Parem de nos matar!”, da pensadora e dramaturga Cidinha da Silva, publicado pela editora Ijumaa, em 2016 A obra reflete sobre o racismo por meio de crônicas, que constroem uma rede semiótica do racismo recente na história do Brasil.

Endereço: Rua Santo Antônio do Monte, 708 – Vila Estrela / Santo Antônio.

O Muquifu -Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos- visa garantir o reconhecimento e a salvaguarda das favelas e de sua cultura coletiva. A instituição reúne fotografias, objetos, imagens de festas, danças, celebrações, tradições e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores das diversas favelas e quilombos urbanos de Minas.

As visitas ao Museu são realizadas na Sede Vila Estrela, situada no território da Paróquia Nossa Senhora do Morro –  Rua Santo Antônio