A PUC Minas Betim participa da segunda edição do projeto Movimenta Juventude que oferece serviços de atendimentos nas áreas de saúde, psicológica e jurídica para os jovens das escolas municipais de Betim. A iniciativa será realizada no mês de maio e é promovida pela Prefeitura de Betim em parceria com o Conselho Municipal de Juventude e a Universidade.
Dentre as atividades oferecidas, os alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Direito, Fisioterapia e Medicina irão refletir sobre saúde feminina, risco de lesões no esporte, suporte básico de vida, entre outros temas, com alunos do SESI/SENAI e da Escola Estadual Cecília Meireles.
Para os estudantes do ensino médio de Betim, de 12 a 19 anos, o evento promove serviços essenciais, orientação sobre seus direitos e deveres, além da criação de um espaço de troca de experiências, enriquecido por vivências culturais e de formação cidadã.
De acordo com a coordenadora das ações que serão desenvolvidas no projeto e coordenadora de Pesquisa da PUC Minas Betim, professora Ronaly Cajueiro de Melo da Mata, as atividades realizadas pelo Campus nas escolas do município têm como objetivos promover a equidade, a ampliação de horizontes, o desenvolvimento de habilidades, além da orientação profissional, psicológica e jurídica.
Confira a programação.
10 de maio
Local: Escola Estadual Cecília Meireles
Horário: Das 10h às 12h
Atividades:
- Saúde feminina: Como identificar e calcular o ciclo menstrual, uso de absorventes, pílula, higiene íntima e alimentação.
14 de maio
Local: SESI/SENAI
Horário: 13h30 às 15h30
Atividades:
- Manobras de RCP – Suporte Básico de Vida;
- Como minimizar o risco de lesões no esporte: atuação da Fisioterapia;
- Como identificar situações que exigem socorro imediato?
- Atendimento jurídico