Momento de fé e devoção: milhares de fiéis participam da Missa da Unidade

As paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte se reuniram na manhã desta Quinta-feira Santa, dia 17 de abril, durante a tradicional Missa da Unidade, no Ginásio do Mineirinho. Cerca de 18 mil fiéis levaram faixas e participaram com entusiasmo deste momento especial de comunhão com bispos, padres, religiosos, diáconos e seminaristas.

A Missa foi presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e concelebrada pelos bispos auxiliares dom Joaquim Mol, dom Wilson Angotti, dom Luiz Gonzaga Fechio e dom João Justino, pelo cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte, por dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba  por dom Geraldo Vieira Gusmão, bispo emérito de Porto Nacional e todo o clero da Arquidiocese.

Durante a celebração, o cardeal Dom Serafim foi homenageado por seus 90 anos de idade, 65 anos de ministério sacerdotal, trabalhando junto ao povo de Deus e 55 anos de ministério episcopal, atuando como bispo.

Com velas acesas, os fiéis acompanharam a homilia do arcebispo Dom Walmor. “Nossa unidade não é uma uniformidade, mas sim, uma aliança no coração de todos nós, para que no coração do mundo, sejamos dignos de ser chamados de ‘uma gente bendita do senhor’. Em tempos de crise moral, precisamos ficar atentos para este nosso compromisso, que é uma enorme tarefa missionária” afirmou dom Walmor.

Durante a celebração, em um momento de fé e emoção, os sacerdotes renovaram os seus votos de compromisso com a Igreja. “Renovamos agora este nosso compromisso, que é o tesouro da sacramentalidade. Nosso sacerdócio deve ser vivido como ministério da misericórdia, fortalecendo os nossos corações” disse o Arcebispo. Também foram abençoados os Santos Óleos que serão usados, ao longo do ano, nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

As pastorais arquidiocesanas dos deficientes visuais e dos surdos participaram ativamente da celebração, de maneira inclusiva, e foram apresentadas para a comunidade por dom Walmor. Alunos do Colégio Santa Maria, o Colégio da Arquidiocese de Belo Horizonte, também participaram com alegria. A Missa da Unidade foi concluída com apresentação de jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte.

– Veja aqui a programação da Semana Santa na Arquidiocese de Belo Horizonte.

– Clique aqui e veja mais fotos.

Imprensa:

TV Globo