Momento de espiritualidade na visita “ad Limina Apostolorum”

Os bispos do Regional Leste 2 da CNBB tiveram um dia dedicado à espiritualidade, na quarta-feira, dia 16. Se reuniram para meditar, rezar, refletir e celebrar sua vida e seu ministério episcopal.

Pela manhã, a celebração das Laudes, foi solenemente cantada e presidida pelo bispo diocesano de Paracatu, dom Leonardo Miranda. Em seguida, os bispos fizeram uma hora de leitura orante da Palavra de Deus, a partir do texto de Romanos 12, 1 e seguintes. A Lectio Divina (leitura das Escrituras) foi conduzida pelo presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo - momento em que todos os bispos puderam participar e refletir sobre esta passagem da Palavra. Após a reflexão, o Santíssimo Sacramento foi exposto, para adoração espontânea, por mais uma hora. Encerrando este primeiro momento, o bispo diocesano de Campanha, dom Diamantino Prata de Carvalho, presidiu a bênção do Santíssimo.

O encontro contou com a participação do Monsenhor Bruno Forte - renomado teólogo, que ofereceu meditações sobre a pessoa do bispo como servidor do Evangelho, no contexto de um mundo globalizado. E sobre a relação entre o Bispo, a beleza e a Eucaristia. Em seguida, os bispos se reuniram por províncias eclesiásticas, para um momento de partilha. A Celebração Eucarística de encerramento foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom Ricardo Pedro Chaves.

Na quinta-feira, dia 17, o presidente do Regional Leste 2 da CNBB e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, expõe ao Pontifício Conselho para os Leigos o tema "A Jornada Mundial da juventude no Brasil e no Regional Leste 2". O bispo diocesano de Sete Lagoas, dom Guilherme Porto, se apresenta ao Pontifício Conselho Justiça e Paz, e o bispo diocesano de Divinópolis, dom Tarcísio Nascentes, ao Pontifício Conselho para a Família.

Acompanhe as notícias da visita a Roma: Ad Limina, celebração na Basílica de São Pedro, Comissão para América Latina, roteiro de visitas, audiências reservadasreunião sobre os meios de comunicação católicos , desafios do Clero