Missa na Catedral Cristo Rei marca a instalação da Capelania dos Reinados Negros na Arquidiocese de Belo Horizonte

A Catedral Cristo Rei acolheu a Solene Celebração Eucarística que marcou a instalação da Capelania dos Reinados Negros na Arquidiocese de Belo Horizonte, neste domingo, 8 de outubro. A Capelania foi criada a partir de decreto do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, publicado pela chancelaria da Cúria Metropolitana de Belo Horizonte. A chancelaria publicou também a nomeação do titular da Capelania: padre Mauro Luiz da Silva é o primeiro capelão.

O sacerdote esteve ao lado do bispo emérito de Sete Lagoas (MG), dom Aloísio Vitral, na Solene Celebração Eucarística em que a Capelania foi instalada, neste domingo, na Catedral. De acordo com padre Mauro, a criação da Capelania é uma reparação histórica pelo sofrimento da população negra na Capital Mineira. O sacerdote lembra que, no século 19, havia uma capela construída pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário no antigo Arraial Curral del Rey, povoado que deu origem a Belo Horizonte. A irmandade reúne o povo negro devoto de Nossa Senhora do Rosário. Na capela havia um cemitério, onde estavam sepultados os antepassados da Irmandade. Para a construção de Belo Horizonte, a Capela foi demolida e edifícios foram erguidos onde havia o cemitério.

Em gesto simbólico de acolhimento e de respeito à população negra, a maquete da antiga Capela demolida foi levada ao presbitério da Catedral Cristo Rei – Igreja-Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte, sob muitos aplausos da assembleia de fiéis.