Missa em Ação de Graças: Dom Nivaldo celebra 27 anos de ordenação sacerdotal

Às comunidades de fé  celebraram os 27 anos de ordenação sacerdotal de Dom Nivaldo dos Santos Ferreira bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte nessa quinta-feira, 18 de maio, em Missa em Ação de Graças, na Comunidade Santa Rita de Cássia – Paróquia Jesus Operário, em Contagem.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo e concelebrada pelo padre Odinei de Paiva Magalhães, pároco da Paróquia Jesus Operário.
Acompanhe, a seguir, os registros desse dia especial!

Uma vida dedicada à Igreja

Nascido em Barbacena (MG), no dia 03 de junho de 1967, dom Nilvado dos Santos é o penúltimo filho de Francisco Ferreira e Nersinha Therezinha Viol Ferreira, já falecidos, o bispo auxiliar entrou no Seminário Menor de Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de Mariana (MG), aos 13 anos. Dom Nivaldo permaneceu no Seminário por mais um ano, mas voltou ao convívio familiar no final de 1981. Em 1984, ingressou no Seminário Menor da Congregação dos Padres Orionitas, em Belo Horizonte, onde concluiu o Ensino Médio e iniciou o noviciado.

Estudou Filosofia (1989-1991) e Teologia (1992-1995) na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi ordenado diácono no dia 27 de maio de 1995, na Paróquia Santo Antônio, Bairro Jaraguá. Foi ordenado presbítero no dia 18 de maio de 1996, na Paróquia São Sebastião do Barro Preto. Ambas as ordenações presididas pelo cardeal Serafim Fernandes de Araújo, então arcebispo metropolitano de Belo Horizonte.

Desempenhou diversas funções em seu ministério presbiteral na Arquidiocese de Belo Horizonte. De 2012 a 2018, foi reitor do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus. Em seguida, assumiu a reitoria do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, no bairro da Graça, em Belo Horizonte.Também foi presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no Regional Leste 2 (OSIB Leste 2), de 2009 a 2014, e da OSIB Nacional, de 2015 a 2018. Lecionou Teologia para os candidatos da Escola Diaconal São Lourenço, coordenou Grupo de Reitores de Santuários da Arquidiocese de Belo Horizonte e foi vigário forâneo da 4ª Forania Nossa Senhora das Dores, da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade, da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom Nivaldo dos Santos Ferreira foi ordenado bispo no dia 11 de fevereiro de 2021, no contexto das celebrações pelo centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte. O Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 23 de dezembro de 2020. Atualmente, exerce atuação pastoral na Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa).