Missa da Unidade: “Somos chamados a trabalhar por uma nova ordem social”

O arcebispo de BeloHorizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Missa da Unidade, na Catedral Cristo Rei, nesta quinta-feira, dia 6 de abril. A Celebração reuniu padres, seminaristas e diáconos que, com alegria e fé, renovaram seus votos de serviço à Igreja. Leigos também vivenciaram a Santa Missa, representando as duas comunidades paroquiais.

Em sua homília, dom Walmor sublinhou  que cada evangelizador é chamado a participar da missão de Jesus. Assim, contribuir para a construção de nova ordem social, alicerçada na justiça, na fraternidade e na paz.

Ensina dom Walmor que, para se unir à missão de Jesus, cada pessoa deve buscar a unidade interior, caminho para se alcançar vigor espiritual e missionário. “Se não amarmos de verdade, adoeceremos e não daremos conta de nossa tarefa missionária”.

Benção dos Óleos

Durante  a celebração da Missa da Unidade, o Arcebispo abençoou os óleos que serão partilhados com todas as paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte para as celebrações dos sacramentos: Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

Emoção dos peregrinos

Muitos meios de comunicação dedicaram cobertura jornalística à Missa da Unidade. Registraram, de modo muito especial, a emoção de fiéis que puderam participar presencialmente – a celebração foi transmitida pela TV Horizonte e Rádio América, com o convite para que grande parte dos evangelizadores pudessem assistir de suas casas.

A artesã Isabel Cristina Henrique de Carvalho, de Contagem, em entrevista ao jornal Estado de Minas, expressou alegria pela oportunidade de estar na Catedral Cristo Rei para a Missa da Unidade: “Gosto de participar desta comunhão, das cerimônias da Semana Santa”, resumiu.

No horizonte, a Páscoa de Jesus

Antes da Missa, dom Walmor, em entrevista a jornalistas, lembrou que a ressurreição de Jesus deve inspirar o amor a Deus e ao semelhante. “Único caminho para mudar o mundo”, concluiu.

A seguir, a homilia completa: