Missa da Ceia do Senhor: reverência e gratidão aos que estão a serviço da vida

Um pequeno grupo de médicos e enfermeiros foi convidado para a celebração da Missa da Ceia do Senhor, nesta noite, na Catedral Cristo Rei. Eles representaram os muitos profissionais que se dedicam a cuidar dos que sofrem com a covid-19.  A Missa da Ceia do Senhor, conforme ensina o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, que presidiu a celebração, inspira cada pessoa a ser mais servidora. Dedicar-se a servir é o caminho capaz de fazer com que a humanidade supere muitas adversidades, orienta o Arcebispo.

Dom Walmor manifestou gratidão e reverência aos profissionais do campo da saúde, por cuidarem de vidas. Pediu para que cada pessoa procure se inspirar nesses profissionais, assumindo a missão de servir.

Neste ano,  a Missa da Ceia do Senhor não teve o tradicional rito de Lava-pés. A medida, orientada pelo Vaticano, busca conter a disseminação da covid-19. A Missa da Ceia do Senhor faz memória da última ceia que reuniu Jesus e seus discípulos. O Mestre, em sinal de humidade, lavou os pés dos apóstolos, indicando que ser servidor é atitude cristã. Na Missa da Ceia do Senhor, Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia e o sacerdócio.

Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança

O bispo auxiliar dom Joaquim Mol celebrou a Missa da Ceia do Senhor no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, na PUC Minas, com transmissão pelas redes sociais. “O gesto de Jesus lavando os pés dos discípulos é o amor em ato. É a prática do amor. Por isso, na Igreja, todos os ministérios são de serviço. Nenhum ministério é compreendido como um status, como diferente, como o melhor, mas unicamente como serviço”, disse dom Mol.

Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida

Na Comunidade São José – Casa de Nazaré, que integra a Paróquia Jesus Missionário, no bairro Vista Alegre, dom Nivaldo dos Santos Ferreira celebrou a Eucaristia, transmitida pelas redes sociais.

Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade

O bispo auxiliar dom Geovane Luís da Silva celebrou a Missa da Ceia do Senhor com os religiosos sacramentinos, no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia. A Missa foi transmitida pelas redes sociais do Santuário.

Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição

Em Santa Luzia, dom Júlio César Moreira celebrou a Missa da Ceia do Senhor no Santuário Arquidiocesano Santa Luzia, transmitida pelas redes sociais do Santuário.

Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário

Dom Vicente Ferreira celebrou a Missa da Ceia do Senhor na Paróquia Santa Luzia, de Rio Manso. A celebração foi transmitida pelas redes sociais da Paróquia.