Missa com 361 bispos marca abertura da 51ª Assembleia Geral da CNBB

A 51ª Assembleia Geral dos bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, teve início na manhã desta quarta-feira, dia 10, com uma missa celebrada no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP), com a presença de 361 bispos de todo o Brasil.

O arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo e os bispos auxiliares dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, dom Luiz Gonzaga Fechio, dom Wilson Angotti e dom João Justino de Medeiros Silva representam a Arquidiocese de Belo Horizonte. Ao todo, 17 regionais da CNBB participam do evento: Centro-Oeste, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste e Sul. De acordo com o regulamento geral, “a Assembleia, órgão supremo da CNBB, é nesta a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”. Durante a Assembleia, os bispos tratarão de “assuntos de ordem espiritual e de ordem temporal e os problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização”.

São convidados para as Assembleias Gerais, com voto consultivo, os bispos eméritos e outros bispos, de qualquer rito, em comunhão com a Santa Sé e que tenham domicílio no País e aqueles nomeados ou eleitos que ainda não forem membros da CNBB. O Núncio Apostólico no Brasil, também participa das sessões.