Ministros das Exéquias tomam posse em Celebração Eucarística na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem

A Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem recebeu um grande número de fiéis na noite desta quarta-feira para acompanhar a cerimônia de posse dos novos Ministros das Exéquias e Pastoral do Luto da Arquidiocese de Belo Horizonte. A Celebração Eucarística foi presidida pelo frei Luiz Antônio Pinheiro e concelebrada por 25 padres, de diversas paróquias.

Os 162 Ministros empossados vão ser responsáveis, durante o próximo triênio, pela realização de cultos nos cemitérios da capital e região metropolitana. Também levarão àqueles que perderam familiares e amigos uma palavra de consolo. Frei Luiz, em sua homilia, destacou a importância do Ministro das Exéquias nas comunidades. “Para nós, cristãos, a morte não é a última palavra. É o momento que antecede a ressurreição. A última palavra é o amor e a vida plena. O serviço que vocês, novos Ministros, assumem hoje é algo maravilhoso. Ao mesmo tempo simples e profundo. É levar, aos que sofrem perdas, Jesus misericordioso.”

O sacerdote também lembrou o esforço que a Arquidiocese de BH tem feito para criar uma forte rede para cobrir todos os cemitérios da região metropolitana. “Precisamos multiplicar em nossas paróquias o número de Ministros das Exéquias”. Ele informou que, no próximo ano, um novo curso de formação será realizado.

Organizado pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia, o Curso de Formação dos Ministros das Exéquias e Pastoral do Luto teve duração de oito sábados. Ao final da Celebração Eucarística, o Padre Márcio Pimentel, integrante da Comissão, cumprimentou os novos Ministros. “A missão de vocês é levar um abraço de carinho, verdadeira manifestação do Deus da vida.”

Clique aqui e veja fotos da celebração.