Galeria de imagens: peregrinação da juventude ao Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais

A jovem Wiliana Vitória Pitangui de Souza, do bairro São Bernardo, Região Norte de Belo Horizonte, estava entre os 10 mil peregrinos que participaram da 23ª Peregrinação da Juventude ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais. Acompanhada da mãe e dos amigos, ela acordou cedo, às 5h da manhã, para participar da programação, no dia 15 de agosto. “É um momento especial, bem animado, muito bom. A peregrinação aproxima ainda mais o jovem da Igreja”, disse Wiliana, que estava acompanhada de amigos e de sua mãe.

Ao centro, a jovem Wiliana, do bairro São Bernardo, com sua mãe e amigos

Peregrinar ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade é um gesto de fé que atravessa gerações, uma herança que o jovem recebe de seus antepassados. É o que revela o relato da estudante Aline Amorim que, enquanto caminhava até o ponto mais alto do Santuário, rezava o terço e contemplava a natureza. “Aprendi a peregrinar ao Santuário com a minha mãe, que vinha aqui acompanhada de minha avó. Também a minha bisavó era devota de Nossa Senhora da Piedade”, contou Aline. O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade recebe fiéis desde o século 18, há mais de 250 anos.Para Aline Amorim, a juventude está muito afastada de Deus e peregrinar ao Santuário é oportunidade para uma reaproximação. “É também momento de agradecer ao Pai e fazer nossos pedidos, em preces”.

E quem peregrina ao Santuário, busca repetir a experiência. É o que garante o jovem Gentil da Fonseca Franco, de Justinópolis, Ribeirão das Neves. “Já participei de três peregrinações. Gosto da espiritualidade do Santuário, que nos revigora para as atividades cotidianas.”

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Vicente Ferreira, que celebrou Missa durante a peregrinação, lembrou que Maria é um exemplo da humanidade redimida na Glória de Deus. “Nós também nos espelhamos neste caminho de seguimento de Jesus. Por isso mesmo, tantos jovens peregrinam ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, para celebrar a dignidade da vida, fazendo-se discípulos de Jesus.”

Padre Carlos Antônio da Silva, pró-reitor do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, a respeito da peregrinação da Juventude, diz com convicção: é uma das peregrinações ao Santuário mais belas. “O jovem é alegria e apresenta um jeito novo de ser a Igreja, de viver a cidadania com responsabilidade, promovendo a vida, dom e graça de Deus”.

Durante a 23ª peregrinação da juventude ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, os jovens vivenciaram momentos de adoração à Eucaristia, oração do Terço e Confissões, com padres da Arquidiocese de Belo Horizonte. A Missa, diante da Basílica da Piedade – Ermida da Padroeira de Minas Gerais – no ponto mais alto do Santuário, estava repleta. A programação contemplou ainda, na parte da tarde, a oração do Novenário e apresentações artísticas dos jovens.

Durante à noite, o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, celebrou Missa em homenagem a Padroeira de Belo Horizonte. Confira a notícia completa.

Clique nos links para ver as reportagens dos meios de comunicação

TV Globo

TV Alterosa

TV Horizonte