Milhares de fiéis participam da Missa da Unidade

Cerca de 15 mil fiéis das paróquias e comunidades de fé dos 28 municípios da Arquidiocese de Belo Horizonte se reuniram na manhã desta Quinta-feira Santa, dia 13 de abril, durante a Missa da Unidade, no Ginásio do Mineirinho. Os fiéis levaram faixas e participaram com entusiasmo deste momento especial de fé e comunhão que também contou a presença de bispos, padres, diáconos e seminaristas. A Missa da Unidade é realizada desde a instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte, há 96 anos.

A Missa foi presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e concelebrada por dom João Justino, arcebispo coadjutor eleito para Montes Claros; pelos bispos auxiliares dom Joaquim Mol, dom Edson Oriolo, dom Geovane Luís e dom Otacílio de Lacerda; pelo monsenhor Vicente Ferreira, que será ordenado em maio como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte; por dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba; por dom Geraldo Vieira Gusmão, bispo emérito de Porto Nacional e por todo o clero da Arquidiocese.

“Nós nos congregamos, bispos, padres e fiéis, para que possamos renovar em nós a força da comunhão que vem de Deus, porque do contrário, nós, por nós mesmos, não conseguiríamos avançar na solidariedade, no amor. Por isso, a Missa da Unidade tem uma grande importância para nos firmar no caminho da comunhão e da fraternidade”, afirmou o arcebispo dom Walmor, que também destacou que estamos vivenciando o Tríduo Pascal, “quando nós temos que seguir os passos do Senhor para celebrar a vitória da vida sobre a morte”.

Com velas acesas, os fiéis acompanharam a homilia do arcebispo dom Walmor, que ressaltou a importância de a sociedade brasileira se pautar pelos valores da justiça, da solidariedade, do amor e da paz: “Nós precisamos, como sociedade, levantar a cabeça para uma grande reconstrução nacional, não há outro caminho. Só Cristo é, verdadeiramente, um rumo para todos nós”.

Durante a celebração, os sacerdotes renovaram os seus votos de compromisso com a Igreja. “Agora somos convidados a renovar o nosso compromisso como sacerdotes, para que possamos ajudar o nosso amado povo de Deus” disse o Arcebispo. Também foram abençoados os Santos Óleos que serão usados, ao longo do ano, nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

Ao final da Missa, jovens da Paróquia São João Bosco realizaram uma apresentação cultural inspirada na Campanha da Fraternidade 2017. Durante toda a Missa, a Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Belo Horizonte fez a tradução simultânea, em Língua de Sinais, para que todos pudessem participar, em comunhão com toda a Arquidiocese.

Em um momento marcante da celebração, os fiéis cantaram, com muita alegria, a música do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, escrita por dom Walmor Oliveira de Azevedo. Clique aqui para assistir ao clipe da música.

Acompanhe aqui todas as celebrações da Semana Santa na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Imprensa:
TV Globo