Milhares de fiéis participam da Missa da Unidade

Mais de 20 mil fiéis das paróquias e comunidades de fé dos 28 municípios da Arquidiocese de Belo Horizonte se reuniram na manhã desta Quinta-feira Santa, dia 2 de abril, durante a Missa da Unidade, no Ginásio do Mineirinho. Os fiéis levaram faixas e participaram com entusiasmo deste momento especial de comunhão que também contou com a presença de bispos, padres, religiosos, diáconos e seminaristas.

A Missa foi presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e concelebrada pelos bispos auxiliares dom Joaquim Mol, dom Wilson Angotti, dom Luiz Gonzaga Fechio e dom João Justino, pelo cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte, por dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba  por dom Geraldo Vieira Gusmão, bispo emérito de Porto Nacional e todo o clero da Arquidiocese.

Com velas acesas, os fiéis acompanharam a homilia do arcebispo dom Walmor, que ressaltou a importância da Unidade. “A Unidade vem da centralidade de Cristo, de nosso olhar fixo nele, na beleza do que ele realiza. Somos o Povo de Deus, congregado em Igreja, chamados para anunciar uma boa notícia, que é Cristo. Somos clamados a ensinar ao mundo que a força do amor é maior que a força do poder”.

Durante a celebração, em um momento de fé e emoção, os sacerdotes renovaram os seus votos de compromisso com a Igreja. “Agora somos convidados a renovar o nosso compromisso como sacerdotes, para que possamos ajudar o nosso amado povo de Deus” disse o Arcebispo. Também foram abençoados os Santos Óleos que serão usados, ao longo do ano, nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

Ao final da Missa, dom Walmor fez um convite especial: no dia 31 de maio será realizada a 15ª Torcida de Deus, no Mineirão. Celebrada pela Arquidiocese de Belo Horizonte a cada três anos, a Torcida de Deus teve início em 1975, para reunir e congregar as famílias católicas mineiras em um momento especial de comunhão e testemunho do povo de Deus na fé cristã e no Santíssimo Sacramento.

– Veja aqui a programação da Semana Santa na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Imprensa:

MISSA DA UNIDADE É DESTAQUE NO JORNAL NACIONAL

Emissoras de rádio e TV , portais e jornais impressos que acompanharam a celebração:
– TV Globo
– TV Alterosa