Mês Missionário: quadro com imagem do Beato Eustáquio é entronizado em igreja de Roma

Quadro com imagem de Padre Eustáquio é entronizado na Igreja São Miguel e São Magno, a Igreja Nacional dos Países Baixos em Roma, como parte da celebração do Mês Missionário. A iniciativa foi do reitor da igreja, o bispo holandês dom Antoon Hurkmans, por considerar o Beato Eustáquio exemplo de religioso missionário holandês por dedicar sua vida ao povo Brasileiro.

A Missa de entronização, no dia primeiro de outubro, foi presidida dom Antoon Hurkmans, que é bispo emérito da diocese natal do Beato Eustáquio, hoje responsável pela Igreja dos Holandeses em Roma, a “Friezenkerk”. A Eucaristia foi concelebrada por diversos sacerdotes entre eles, o Padre David Reid, SSCC, Postulador Geral da Causa de Canonização do Padre Eustáquio, representando também a Congregação dos Sagrados Corações.

Segundo do reitor do Santuário da Saúde e da Paz – onde Padre Eustáquio atuou em Belo Horizonte -, padre Marcus Vinicius Maciel, SS.CC, dois sobrinhos do Padre Eustáquio, Jan e Will van den Boomen, doadores do quadro, também viajaram dos Países Baixos a Roma, para a celebração. Estiveram presentes ainda religiosas e sacerdotes das Casas Gerais dos Sagrados Corações em Roma.

A Missa reuniu holandeses que vivem em Roma e muitos outros que foram a Roma especialmente para essa celebração, incluindo um grupo de 40 jovens. Também havia turistas que casualmente souberam da apresentação de um quadro do Beato Eustáquio. Uma equipe da Rádio Católica holandesa KRO e do canal de televisão NPO2 fez a cobertura ao vivo da celebração.

Padre Eustáquio nasceu no dia 3 de novembro de 1890, em Aarle Rixtel, na Holanda. Deixou sua terra natal em 1925 para evangelizar no Brasil, trabalho a que se dedicou até a sua morte no dia 30 de agosto de 1945, em Belo Horizonte.