Mês da Consciência Negra é celebrado pela Pastoral Afro-Brasileira da Arquidiocese de Belo Horizonte

A Pastoral Afro-Brasileira da Arquidiocese de Belo Horizonte preparou uma programação especial para celebrar o Mês da Consciência Negra. Neste mês de novembro, fiéis poderão participar de formações, celebrações e muito mais.

Pastoral Afro-Brasileira

A Pastoral Afro-Brasileira tem por objetivo incentivar as comunidades de fé a valorizar a cultura afro-brasileira , animar os grupos negros católicos existentes e incentivar o surgimento de novos grupos que busquem sua identidade em uma sociedade e Igreja plurais.

Acompanhe a programação e participe você também!

7/11 – 20h

Grupo de Estudo nº 85 da CNBB sobre Pastoral Afro-Brasileira com Jurandir Azevedo, salesiano: reflexão sobre a liturgia afro. Eventual virtual.

9/11 – 20h30

Reunião virtual da Coordenação da Pastoral Afro-Brasileira da Arquidiocese de Belo Horizonte – Planejamento 2024.

Paróquia São Raimundo Nonato – Santa Luzia

2/11

16h – Missa

Local: Cemitério dos Escravos, em Pinhões – Comunidade do Fecho em Santa Luzia.

20/11

20h – Missa em homenagem ao dia da Consciência Negra.

Local: Comunidade São Judas Tadeu, (Rua Conde Afonso Celso, 460, bairro Asteca, Santa Luzia)

Paróquia Cristo Redentor – Barreiro, BH

Semana da Consciência Negra – 2023

18/11 – Sábado – 19h – Celebração do Dia Internacional da Consciência Negra – Capela da Comunidade Santo Agostinho – Rua Aleixo Lourenço de Gouveia, 309 – Cardoso/Conjunto Flávio de Oliveira.

19/11 – Domingo – 11h às 18h – Festa da Consciência Negra no Barreiro

Local: Centro de Treinamento Artístico (CTA) – Rua Flávio Marques Lisboa – 340 – Barreiro de baixo

Pastoral Afro – Samba de Roda / Afro terapia – 12 h

Lançamento do Livro – Mulheres Negras – Autora: Isabel Cupertino

Show em homenagem aos Artistas Negros – Tim Maia / Jorge Ben jor / Vander lee – Cantor: Léo Cruz

Show Vinil da Meia Noite – DJ Haylander

20/11 – Segunda-feira: 19h30 – Palestra online – Personalidades Negras na Bíblia – Irmã Merces Lopes

Mais informações: pastoralafrobh@gmail.com

22/11 – Quarta-feira: 19h30 – Terço dos homens – Homenagem a N. Sra Senhora do Rosário – Paróquia Cristo Redentor

24/11 – Sexta-feira: 19h – 1º Aniversário da Pastoral Afro – Casa das Irmãs Dominicanas – Av. Olinto Meireles nº 2636 – Barreiro.

Paróquia São Bernardo – BH

Dias: De 6 a 10/11

Projeto Pelos Caminhos da Paz na Paróquia São Bernardo, com iniciativas em cada uma das 08 comunidades da Paróquia e presença da Pastoral Afro que participa do projeto.

Dia 18/11, às 19hs – Missa – Comunidade Nossa Senhora do Bom Parto, Rua João Lopes de Oliveira, 03 – São Bernardo.

Paróquia Pai Misericordioso – Paulo VI, BH

18/11, às 19h – Missa da consciência negra na Comunidade Santo Antônio – Rua Dra Beatriz, 365 Beira Linha, região bairro Belmont.

Paróquia São Domingos de Gusmão – Ribeiro de Abreu, BH

18/11, às 19h – Missa

21h – barraquinhas com música ao vivo – Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Rua Marcos Donato de Lima, 324 Casas Populares/Ribeiro de Abreu.

Paróquia Santa Efigênia – Nova Lima

20/11, às 20 horas

Roda de conversa com Vera Lucia – Saúde da população negra;
Marlene – professora de igualdade racial nas escolas. Ana Lúcia – caminhada sociopolítica da população negra no Brasil e Cássio – povo preto na atualidade.

25/11

De 9h às 15h – Oficinas de artes negras e apresentações na Praça Marly dos Anjos de Senna, s/n, bairro Cristais, Nova Lima.

25/11

18h – Missa

Local: Matriz de Santa Efigênia, rua Ceará, s/n, bairro Cristais, Nova Lima.

Paróquia Senhor Bom Jesus – Belo Horizonte

12/11, às 10h

Missa Afro com grupo Cores em Cristo

Local: Paróquia Senhor Bom Jesus Praça Senhor Bom Jesus, 15 – bairro Bom Jesus, Belo Horizonte

Encontro do Grupo de Religiosos Negros e Indígenas da Conferência dos Religiosos do Brasil/Regional Minas (GRENI BH)

18/11 – 15h

Tema: VRC: Negritude e Aquilombamento.

Local: Convento dos Frades Franciscanos (OFM) – Avenida Gabriel de Rezende Passos, 178 – Guarujá em Betim.

Mais informações:

E-mail: pastoralafrobh@gmail.com