Mensagem do Papa Francisco para o 4º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

O Papa Francisco dedicou especial mensagem por ocasião do 4º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado em 28 de julho, e tem como tema “Na velhice, não me abandones” (Sl 71,9). Em texto publicado, nesta terça-feira, dia 14 de maio, o Pontífice faz orientações pastorais para redescobrir a fraternidade, construir laços e viver a iniciativa um “Dia sem solidão”.

O cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, comenta o texto: “Na mensagem, o Santo Padre destaca como a solidão dos idosos muitas vezes não é sequer percebida como um problema. Mas a Igreja é chamada a construir algo diferente, a redescobrir o sabor da fraternidade e a construir laços entre as gerações.”

Com a publicação da mensagem, o Dicastério também disponibiliza um kit pastoral que será enviado às conferências episcopais, disponível no site www.laityfamilylife.va. O kit é uma ferramenta à disposição de todas as comunidades eclesiais para ajudar a viver um Dia sem solidão. Esta iniciativa incentiva as comunidades de fé a celebrarem missas com os idosos da comunidade e visitar aqueles que vivem mais sozinhos. “O nosso desejo é que, a partir daí, os idosos se tornem protagonistas de forma mais frequente da vida e da pastoral da Igreja, e que lhes seja dedicada atenção todos os dias do ano”, explica Gleison De Paula Souza, secretário do Dicastério.

Clique aqui e leia a mensagem completa do Papa Francisco.