Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé, vai apresentar, no dia 24 de janeiro, a mensagem do Papa Bento XVI para o 46.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema ‘Silêncio e Palavra: caminho de evangelização’.
O arcebispo italiano disse que a escolha do Papa Bento XVI é um “desafio” para todos e que a Igreja “deve ajudar a recuperar uma dimensão humana profunda da comunicação”. Dom Claudio Celli lembrou a realização do Sínodo de Bispos, em outubro deste ano, que tem como tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’.
“Evangelizar é anunciar a palavra, no contexto de hoje, ao homem de hoje, o que exige escuta, não só de quem recebe a mensagem, mas também de quem a propõe“, observou o prelado, pedindo atenção aos “grandes temas da solidão, das dificuldades da vida, da falta de sentido, do afastamento dos grandes valores”.
A mensagem do Papa Bento XVI será conhecida na festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. A celebração Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única do gênero a ser instituída pelo Concílio Vaticano II (Decreto ‘Inter Mirifica’, 1963).