Memorial da Arquidiocese de BH participa da 20ª Semana Nacional dos Museus

Entre os dias 16 e 22 de maio acontece a 20ª Semana Nacional dos Museus. Neste ano, o tema lançado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) é “O poder dos Museus.” A ideia é proporcionar diálogos, entre as instituições e centros de memória de todo território nacional com os seus públicos, a fim de que estes fomentem discussões sobre os museus e suas potencialidades.

A Semana Nacional dos Museus é uma ação de promoção coordenada pelo Ibram. O Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte preparou atividades especialmente para este evento, que além de elevar a valorização da cultura museológica, têm o propósito de fortalecer as ações de preservação do patrimônio cultural religioso:

Visitas Mediadas

16 a 22/05 – Das 8h às 12h e  das 13h às 17h –  Mediação nas visitas ao Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, abordando conceitos históricos e patrimoniais sobre o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Ação conjunta entre o Memorial e o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis.

Divulgação em vídeo

20/05 – Apresentação das potencialidades do material produzido pelo Educativo do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, intitulado “Educação e Patrimônio – Cartilha de Educação Patrimonial.”

Apresentação online pelos canais de comunicação da Arquidiocese.

Lançamento no Programa “Manhã da Piedade”, às 10h, pela TV Horizonte.

II Seminário “Informação e Patrimônio: preservação dos bens culturais da Igreja”

19/05/2022 – das 14h às 17h – Evento online, transmitido pelo link

O seminário é uma ação conjunta entre o Memorial e o Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa.

Haverá emissão de certificados para os participantes.