Memorial da Arquidiocese de BH apresenta a exposição: “Santo Antônio, uma devoção popular”

Uma imagem de Santo Antônio, do século 18, foi restaurada e estará exposta a partir desta sexta-feira, dia 12 de junho, no Centro de Memória do Sistema Fiemg. A exposição, chamada “Memórias de Lugares – Santo Antônio, uma devoção popular” é uma iniciativa do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Inventário do Patrimônio Cultural, em parceria com a Rede Memorial Institucional do Estado de Minas Gerais (Remig) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

A Exposição tem com objetivo apresentar formas de expressão de religiosidade popular, preservadas em objetos já incorporados à cultura material de Minas Gerais. A imagem de Santo Antônio que estará exposta é proveniente da Capela de Santana, no distrito de Lapinha, em Lagoa Santa. A imagem foi esculpida em madeira e se encontrava em precário estado de conservação. Ela foi restaurada por meio de convênio firmado entre o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte e o Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Minas Gerais.