Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte apresenta exposição “Arte Sacra em Resíduos”

O Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte e a Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM apresentam a exposição “Arte Sacra em Resíduos“. Trata-se de uma série de peças feitas pelo artesão paraibano Oceano Cavalcante, que transforma resíduos em imagens retratando as diversas variações da iconografia de Nossa Senhora, Mãe de Deus.

Ao realizarem a exposição, a Arquidiocese de BH e a FEAM buscam instigar a todos à reflexão sobre o consumo consciente e a luta por um planeta digno.

O artista

Oceano Cavalcante, de 47 anos, descobriu como transformar materiais descartáveis em verdadeiras obras de arte confeccionadas com garrafas PET, papel e papelão. O aquecimento global, o desmatamento e os problemas com o lixo instigaram o artista, que juntou o gosto antigo pela arte com ideias simples e inovadoras. Bastaram um alicate, tesoura, pincel, balde e uma agulha grande para a transformação.

Paraibano, integrante de uma família de 18 filhos e morador de Belo Horizonte há 30 anos, Oceano Cavalcante dá uma grande lição. “As pessoas veem meu trabalho e perguntam: ‘Onde está a garrafa PET?’. Está aqui, nas peças, e não no lixo. Tiro do meio ambiente muita coisa que foi jogada fora. A minha preocupação é ajudar. Nada é lixo e com ele se cria tudo.”

Período: 1º a 31 de dezembro
Local: Praça Duque de Caxias, 200 – Santa Teresa / Belo Horizonte