Subsídios para a Campanha da Fraternidade (CF) – 2014 já estão disponíveis no site da CNBB. O tema deste ano é “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema, “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl5,1).
O objetivo geral da Campanha é identificar as práticas do tráfico de pessoas, em suas várias formas, e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humanas, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal e promover o resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.
O cartaz da Campanha quer refletir a crueldade do tráfico humano, a partir da dominação e exploração de suas vítimas. É o que representam as mãos acorrentadas e estendidas, simbolizando a impotência perante os traficantes. Situação que rompe com os projetos de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade do ser humano.
A sombra, na parte superior expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade. Que empobrecem e desumanizam a sociedade. As correntes rompidas e envoltas em luz representam a esperança de libertação do tráfico de pessoas e a vida revigorada. Esperança que se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz, para vencer as situações de morte e conceder liberdade a todos, conforme a passagem da Carta de São Paulo aos Gálatas, 5,1: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”