Manifestações populares: palavra de dom Walmor aos fiéis

Festa dos Apóstolos, Pedro e Paulo

Amados irmãos, amadas irmãs, saúde e paz!

As manifestações populares pelas ruas de nossas cidades, nestes últimos dias, definem uma nova etapa para a vida de nossa sociedade brasileira. O desejo por mudanças profundas, em vista do bem e da justiça, e o resgate da voz da cidadania nos convidam a participar contribuindo de maneira cidadã, e pela força de nossa fé, com a construção de um novo Brasil. Nosso País precisa mudar para avançar. Todos nós somos convocados a contribuir. Vamos dar apoio às manifestações pacíficas e trabalhar por seus desdobramentos positivos.

Precisamos agora avançar em desdobramentos que consolidem as mudanças necessárias. Rejeitamos e abominamos a violência, vandalismos ou qualquer tipo de truculência, por parte de quem quer que seja. Neste sentido, somos intimados a contribuir com nossa presença, diálogo, testemunho e reflexões para que a bandeira da mudança, incluindo tantos pontos importantes, não seja manchada por sangue, intolerância, ferimentos e mortes.

Nossa amada Igreja Arquidiocesana, com cada um de nós, membros que a compomos, junto com todas as suas instituições e instâncias, é chamada e deve participar e contribuir na construção e aperfeiçoamento de nosso País. Nossa Rede Catedral de Comunicação Católica, nossas Paróquias e Comunidades estão convocadas, sob a liderança de padres, evangelizadores, agentes de pastorais, diáconos e bispos a promover aprofundamento das reflexões e trocas de experiências sobre este momento nacional, convidando todos, especialmente os jovens, a fim de que, iluminados pelos valores do Evangelho, melhor possamos colaborar em vista à construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Com apreço, invocamos a proteção da Senhora da Piedade, Padroeira de nosso Estado de Minas Gerais, e a proteção de São José, fecundando nossa cidadania com a luz de nossa fé.

Bênçãos, em comunhão de fé e amizade.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte