Manhã de espiritualidade apresenta o “Ano Nacional do Laicato” na Paróquia São João Batista, de Santa Luzia

Uma manhã de espiritualidade realizada neste domingo, dia 3 de dezembro, marcou a apresentação do “Ano Nacional do Laicato” na Paróquia São João Batista, na cidade de Santa Luzia. Participaram mais de 200 jovens dos grupos de Crisma e seus familiares, além de participantes de pastorais e movimentos da paróquia.

Foram realizados momentos de apresentação de testemunhos e também oficinas. A Assessoria de Comunicação e Marketing da Arquidiocese de Belo Horizonte foi responsável por ministrar oficina sobre a comunicação na Arquidiocese de Belo Horizonte e Pastorais da Comunicação (Pascom). Ao final do encontro, todos participaram de Missa presidida pelo pároco, padre Igor Batista. “Os leigos e leigas são a extensão da Igreja. São eles que evangelizam. Precisamos deixar que a Palavra de Deus molde a nossa história” disse o padre Igor durante a celebração.

Em todo o Brasil, durante a Festa de Cristo Rei, no dia 26 de novembro, foi celebrado o início do Ano Nacional do Laicato. Com o intuito de promover a transformação da sociedade, o Ano do Laicato apresenta o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”. O Ano do Laicato terá como objetivo geral celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade. Será estudado o Documento nº 105 e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato, estimulando a participação e atuação dos leigos e leigas. Além disso, durante o período, serão realizados seminários regionais e temáticos, eventos, publicação de livros e de mensagens.

Manhã de espiritualidade apresenta o "Ano Nacional do Laicato" na Paróquia São João Batista, de Santa Luzia