Mais de 200 crianças integram Orquestra e descobrem o mundo da música no Projeto Providência

O ano de 2022 começou com música, em ritmo de grandes descobertas e agora, depois de um semestre, segue afinado para 227 crianças e adolescentes, entre 8 e 14 anos, do Projeto Providência da Arquidiocese de BH.  Os jovens aprendizes participam da Oficina de Música, lugar de dedicação a diversas habilidades, como escuta, leitura e a sensibilidade artística. As crianças e os adolescentes fazem parte das três unidades do Projeto Providência, nas seguintes regiões: Aglomerado da Serra – unidade Fazendinha -, Jardim Vitória -unidade Vila Maria- e Taquaril -unidade Taquaril. As aulas acontecem uma vez por semana nos períodos da manhã e tarde, em cada uma das três unidades.

Cada um dos estudantes escolheu o seu instrumento, conforme teste para aptidão: flauta, violino, viola, violoncelo e percussão. O objetivo da Oficina, ministrada pela equipe do musicista Antônio Márcio, mais conhecido como Tony, é a formação de uma orquestra jovem.

A ideia é promover apresentações artísticas, reunindo todos os jovens músicos em uma única orquestra, envolvendo também os educandos e educandas das oficinas de teatro e dança.

A Oficina de Música faz parte do projeto “Educar para Crescer”, que tem o objetivo de promover oficinas para contribuir e estimular as crianças e adolescentes em seus processos de formação de habilidades linguísticas, processo de escuta, escrita e leitura.