Diante de uma plateia formada por professores, pesquisadores, dirigentes de órgãos de pesquisa e de cultura, além de políticos, foram lançadas no auditório da Academia Mineira de Letras as obras O Cabido da Sé de Mariana (1745 – 1820): documentos básicos e Dicionário Bibliográfico Brasileiro – Edição Eletrônica, dois novos títulos da Coleção Mineiriana, programa editorial da Fundação João Pinheiro iniciado em 1993, com 36 títulos publicados. A primeira obra, realizada em parceria com a Editora PUC Minas, foi organizada pelo historiador Caio Boschi, professor do Departamento de História da PUC Minas, de História do Brasil da UFMG e de universidades de Portugal, e, a segunda, pela professora do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas e de Literatura Brasileira da UFMG, Melânia Silva de Aguiar.
A mesa solene de lançamento das obras foi composta pelo diretor da Editora PUC Minas, professor Patrus Ananias, o assessor especial da reitoria, professor José Tarcísio Amorim, a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, a presidente da Fundação João Pinheiro (FJP), Marilena Chaves, e os professores Caio Boschi e Melânia Aguiar.
Patrus Ananias enfatizou o compromisso que a obra do professor Caio Boschi tem com o resgate da história de Minas e a preservação da nossa memória. “Quem não preserva a memória histórica perde a oportunidade de construir o futuro”. Ele lembrou o papel que a tradição cristã católica exerceu e exerce na formação do povo brasileiro, frisando que essa questão é resgatada na obra de Boschi. “A presença da tradição cristã católica no Brasil é importante e esse resgate é fundamental para refletirmos sobre os elementos formadores de nossa cultura”.
Patrus, que assumiu recentemente a direção da Editora PUC Minas, disse que ficou agradavelmente surpreso com a variedade e qualidade de títulos desse setor da Universidade e ressaltou a importância da interlocução cada vez maior com a sociedade, representada em lançamentos como o ocorrido na última terça-feira.
A secretária de Cultura Eliane Parreiras ressaltou a importância das publicações dos dois professores da PUC Minas e elogiou a iniciativa, “por colaborar com a democratização do acesso às informações históricas e com a preservação da história de Minas”.
O Cabido da Sé de Mariana (1745 – 1820): documentos básicos
A publicação, composta pela transcrição de quatro manuscritos raros pertencentes ao Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana e ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, relata a atuação da Igreja Católica em Minas Gerais no período colonial.
Dicionário Bibliográfico Brasileiro – Edição Eletrônica
A obra é de autoria de Sacramento Blake. A professora Melânia Silva de Aguiar organizou, fez o estudo crítico e notas da publicação.
O Cabido da Sé de Mariana (1745 – 1820): documentos básicos está disponível para venda na Editora PUC Minas (rua Dom Lúcio Antunes, 180, anexo 256, bairro Coração