Live Geração Santa partilha a história e os ensinamentos de Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro

Live Geração Santa deste mês de março se dedicou à bonita história de vida o Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, neste ano que marca os 100 anos de seu falecimento. A live também fez importantes reflexões de como suas ações podem inspirar a juventude. A live foi transmitida, ao vivo, na sexta-feira, dia 22 de março, pelo canal do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Participaram desta reflexão a madre Teresa Cristina Leite, superiora da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, a irmã Márcia Almeida Santiago, diretora da área de educação da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, e a noviça Débora Silva.

A live foi em memória aos 100 anos do falecimento do sacerdote, que foi guardião do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade e, aos pés da Serra da Piedade, estabeleceu os alicerces da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, acolhendo crianças filhas de escravos em um educandário. As alunas de monsenhor Domingos tornaram-se professoras e, posteriormente, as primeiras religiosas da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade.

Monsenhor Domingos – Evangelista da Piedade

Nascido em Caeté, no dia 21 de julho de 1843, monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro dedicou sua vida ao cuidado com os pobres e à evangelização. O seu legado permanece vivo, no trabalho missionário das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, a Congregação fundada por Monsenhor Domingos que faleceu em 6 de março de 1924.

Conhecido como o Evangelista da Piedade, monsenhor Domingos  viveu o despertar de sua vocação para o sacerdócio durante suas peregrinações ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, no século 18. Depois de ser ordenado padre, tornou-se guardião do Santuário e criou, aos pés da Serra da Piedade, o educandário que acolhia filhas de escravos. Para ajudar no cuidado das crianças e do Santuário, monsenhor Domingos fundou a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, hoje presente em diversos estados brasileiros, com iniciativas voltadas para o campo da educação. Atualmente, as religiosas também continuam a se dedicar ao Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais, trabalhando na acolhida de peregrinos.

Live Geração Santa

Desde 2023, a partir do diálogo com padres, seminaristas, religiosos e com a juventude, a Live Geração Santa se dedica a refletir sobre como os ensinamentos de santos ou de pessoas que foram destaque na Igreja Católica podem influenciar a juventude nos dias de hoje.

Assista aos episódios da Live Geração Santa no Canal do Youtube da Arquidiocese de Belo Horizonte. (Clique Aqui)