Os ensinamentos de São Pedro para a juventude, além da história deste importante Santo, o primeiro apóstolo escolhido para seguir Jesus, foram o tema da Live Geração Santa deste mês, transmitida na quinta-feira, dia 27 de junho, pelo canal do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Participaram da reflexão o padre José Carlos Vieira Trópia, pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Belo Horizonte, e o jovem Dione Alves, da Pascom da Paróquia São Pedro Apóstolo.
Acompanhe esta reflexão sobre como os exemplos e ensinamentos de São Pedro podem ser vivenciados pela juventude nos dias de hoje!
Clique aqui e acompanhe a Live, ao vivo.
São Pedro
Seu nome era Simão e foi Jesus quem o chamou Pedro. Natural de Betsaida, vivia em Cafarnaum e era pescador no Lago de Tiberíades. O Mestre o convidou a segui-lo, juntamente com seu irmão André. Com Tiago e João, testemunharam alguns acontecimentos importantes: a ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração, a agonia no Horto das Oliveiras.
Caminhando ao lado do Messias, Pedro se apresentava como um homem simples, irrequieto e, às vezes, impulsivo. Conta-se que algumas vezes, Pedro falava e agia em nome dos Apóstolos. Não hesitava em pedir a Jesus explicações e esclarecimentos sobre a sua pregação ou parábolas, como também o interrogava sobre várias questões.
Foi o primeiro a responder ao Mestre, diante da pergunta aos discípulos: “Também vocês querem ir embora?”. O Mestre fez esta pergunta depois de falar na Sinagoga de Cafarnaum, gerando transtorno entre os discípulos. Muitos deles, daquele momento em diante, decidiram não o seguir mais. Então, Simão Pedro respondeu: “Senhor, para quem iremos? Somente tu tens palavras de vida eterna; nós acreditamos e sabemos que és o Santo de Deus” (Jo 6,67-68).
A confissão de Pedro
Em Cesareia de Filipe, quando Jesus pergunta aos seus “E vós, quem dizeis que eu sou?”, Pedro afirma: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” (Mt 16,16). E Jesus lhe disse: “Eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mt 16,18-19).
A missão de Pedro
Após a Ressurreição, os Apóstolos se reuniam em cenáculos, onde o Mestre, às vezes, lhes aparecia. Cada um retoma a própria vida diária; Pedro, volta a se ocupar da sua barca e redes. Foi precisamente depois de uma noite inteira, sem pescar, que o Mestre lhe aparece mais uma vez (Jo 21,3-7); pede-lhe para apascentar seu rebanho e lhe diz com qual morte seria glorificado (Jo 21, 15-19).
Depois da Ascensão de Jesus, Pedro torna-se o ponto de referência dos Apóstolos e dos primeiros seguidores de Cristo. Ele começa a falar em público, a pregar e a fazer curas. Pedro foi convocado, preso e solto, diversas vezes.
Bispo de Roma
Pedro confirma a fé da comunidade cristã e a dirige. Durante a perseguição de Nero, foi preso e, depois, crucificado de cabeça para baixo, por seu desejo. Pedro morreu no Circo de Nero, na colina Vaticana. Sobre sua sepultura foi construída a Basílica de São Pedro.
Live Geração Santa
Desde 2023, a partir do diálogo com padres, seminaristas, religiosos e com a juventude, a Live Geração Santa se dedica a refletir sobre como os ensinamentos de santos ou de pessoas que foram destaque na Igreja Católica podem influenciar a juventude nos dias de hoje.
Assista aos episódios da Live Geração Santa no Canal do Youtube da Arquidiocese de Belo Horizonte. (Clique )