Liturgia, juventude e Pastoral da Sobriedade são temas de encontros realizados pela Rensc

A Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc), realizou uma série de encontros no último sábado, dia 24, que reuniram centenas de pessoas para refletir sobre os temas liturgia, juventude e Pastoral da Sobriedade.

Em sintonia com o nosso Plano Pastoral para 2017 do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, representantes das equipes de liturgia das paróquias da Rensc se reuniram no no Santuário Nossa Senhora da Conceição, pela manhã. O encontro teve como tema A Pastoral Litúrgica conforme o Diretório Pastoral Litúrgico Sacramental e contou com a assessoria do Padre Márcio Pimentel.

Durante o encontro, dom Edson Oriolo falou sobre a importância do Diretório para liturgia em nossa Arquidiocese, e o padre Antonio Moacir, vigário episcopal da Rensc, conduziu a oração inicial.

Dom Edson Oriolo e o padre Antônio Moacir se reuniram com a equipe do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, para articular as ações da Pastoral da Sobriedade e a atuação dos agentes no trabalho pastoral da Região.

Representantes da juventude das paróquias participaram do XIII Encontro Regional de Articuladores da Juventude Rensc, que teve como tema a 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, convocada pelo Papa Francisco para outubro de 2018, no Vaticano, com o tema Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. Durante o encontro, o padre Enivaldo João de Oliveira, SP, apresentou o documento do Sínodo, que está dividido em três partes: “Os jovens no mundo de hoje”, “Fé, discernimento, vocação” e “Ação pastoral”. E os jovens puderam responder ao questionário proposto pelo documento, que solicita informações sobre a realidade da juventude em cada parte do mundo.