Lideranças da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) participaram neste sábado, dia 19 de agosto, do Retiro Regional das Pastorais da Rensc, realizado no Santuário Nossa Senhora da Piedade. O Retiro teve como objetivo proporcionar momentos de meditação da Palavra. Dom Edson Oriolo, bispo referencial da Rensc, assessorou a reflexão a partir do texto do Evangelho de Lucas 19, 1-10.
O vigário episcopal da Rensc, padre Antônio Moacir, abriu o retiro, reforçando a importância do momento: “Este é um momento muito significativo para cada um de nós. Trata-se de oportunidade para estarmos reunidos em oração e reflexão. A Palavra de Deus inspirada e refletida nos ajuda a ter a consciência de que a missão que devemos desenvolver é a experiência que nasce do coração de Deus. Na parada, no momento de oração, no retiro e no momento de espiritualidade, somos introduzidos neste grande mistério de consciência da Palavra de Deus em nossas vidas e em nossos corações, o que direciona o nosso agir de cada dia”.
Vilma Miranda, representante da Pastoral da Sobriedade, falou sobre a experiência do retiro. Para ela, a partir da reflexão foi realizado um chamado para que todos pudessem colocar os pés no chão, entender a realidade e ir ao encontro do irmão com mais abertura e disponibilidade: “O retiro promoveu em mim a experiência de um encontro mais amoroso com Jesus Cristo e um desejo de mudança. Vale a pena servir quando o nosso olhar está voltado para o alto”.
Os representantes das pastorais participaram também de momentos de escuta e partilha sobre a importância da missão. Dom Edson Oriolo destacou que os agentes, frente à realidade atual, trabalhando nas pastorais, nas comunidades e nos movimentos, tentam ser mensageiros e anunciadores da Boa Nova. “A história salvífica é um grande referencial para que também nós possamos viver a nossa história de salvação e, assim, encarnar a dinâmica de proclamar a Palavra de Deus, a mensagem revelada”, explicou.