O Junho Verde, mês dedicado à promoção da ecologia integral, tem como objetivo inspirar o desenvolvimento de ações que conscientizem sobre a importância do cuidado com a casa comum.
Na Arquidiocese de Belo Horizonte importantes iniciativas são desenvolvidas valorizando o meio ambiente. O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade é um inspirador exemplo de preservação e amor à natureza, espaço onde convivem em harmonia diferentes espécies da fauna e da flora, assim como são preservadas as nascentes e o solo. Assista aqui ao especial vídeo sobre o junho verde e conheça as belezas naturais do nosso Santuário.
A Casa de Francisco, outro espaço na Arquidiocese de Belo Horizonte, também dedicado à educação ambiental, acolhe vivências e reflexões sobre os cuidados com a nossa casa comum e o desenvolvimento da ecologia integral.
A agroecologia está presente nas práticas da nossa Arquidiocese. Acompanhe aqui os resultados de experiências de plantio na Catedral Cristo Rei – nossa Igreja-Mãe, na Casa de Francisco e no Convivium São José.
O Santuário Arquidiocesano São José nos convida a conhecer a carta encíclica do Papa Francisco Laudato Si’ onde o Santo Padre aborda a crise ambiental e suas conexões com a justiça social. Veja na galeria de imagens.
E você já assistiu ao documentário A Carta? Acompanhe aqui essa importante mensagem do Papa Francisco.
Apelos do Junho Verde
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou, em seu portal, sobre a campanha “Junho Verde”, instituída pela lei 14.393/2022, que teve a liderança do nosso arcebispo, dom Walmor Oliveira de Azevedo, enquanto exercia a missão de presidente da entidade.
O Junho Verde, mês dedicado à promoção da ecologia integral, tem como objetivo inspirar o desenvolvimento de ações que conscientizem a sociedade. Em seu artigo “Apelos do Junho Verde”, dom Walmor sublinha que “a união de todos é fundamental para que seja alcançada a inadiável meta de controlar a poluição e a degradação dos recursos naturais”.
Clique aqui e leia a reflexão completa.