Às 15h, o arcebispo dom Walmor presidiu Missa na Ermida da Padroeira, que foi transmitida ao vivo pela TV Horizonte e TV Canção Nova. Durante a celebração, dom Walmor destacou a importância do Santuário para todos os mineiros “São 55 anos deste dom, que é termos Nossa Senhora da Piedade como padroeira de nosso Estado. Uma história que começou com um leigo, Antônio Bracarena, que plantou neste local uma semente bonita e fez com que ele se tornasse um grande centro de espiritualidade. Aqui, nas montanhas de Minas, Cristo Rei fez o seu altar e também colocou aqui a Casa de Clemência e Bondade da Mãe da Piedade. Ouso dizer, e acho que não estou equivocado, que aqui é o coração de Minas Gerais”.
Logo após a celebração, uma procissão seguiu até a nova praça, onde foi realizada a cerimônia de descerramento da placa e a bênção. Em seu pronunciamento, o Arcebispo destacou o trabalho do arquiteto Alcides da Rocha Miranda, que auxiliou Frei Rosário a construir toda a estrutura do Santuário: Praça Cardeal Mota, Casa dos Peregrinos Dom Silvério, Restaurante Dom João Resende Costa e Igreja Nova das Romarias. Dom Walmor também fez um anúncio muito especial: “o próximo passo será enviarmos para o Papa Francisco o pedido para que a nossa Igreja Nova das Romarias seja elevada a Basílica de Nossa Senhora da Piedade. Será um longo processo, mas temos aqui tudo o que é necessário: um lugar especial de espiritualidade e formação da fé cristã”.
Leia o artigo de dom Walmor Oliveira de Azevedo, publicado no dia 31 de julho, sobre o Santuário Nossa Senhora da Piedade: O Coração de Minas. Clique aqui.
Imprensa:
TV Globo
TV Alterosa
TV Canção Nova
TV Horizonte
Jornal Estado de Minas