Jubileu da Misericórdia: dom Walmor recebe jornalistas para momento de partilha e oração

O arcebispo dom Walmor recebeu na Cúria Metropolitana representantes dos principais veículos de comunicação da Capital Mineira e da Região Metropolitana de Belo Horizonte para um momento de oração e partilha. O Encontro integra a programação do Jubileu da Misericórdia que está sendo vivenciada pela Arquidiocese de Belo Horizonte. Durante o Jubileu dos Comunicadores, dom Walmor falou sobre a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações – “Comunicação e Misericórdia”. O Arcebispo destacou o pedido do Santo Padre para que a comunicação seja ponte para a aprendizagem, vivência e testemunho da misericórdia.

Na abertura do encontro, dom Walmor disse que misericórdia é a capacidade de compreender profundamente o amor. “E a misericórdia de Deus é revelada por Cristo. Quem dá a vida pelo outro é a expressão maior da misericórdia”. Em seguida, explicou que a misericórdia não é “ter pena do outro”:  “Trata-se de um jeito de ser que tem força para mudar o mundo”.

Durante o encontro, o Arcebispo convidou os jornalistas a se manifestarem, para avaliar a caminhada da Igreja na Arquidiocese de Belo Horizonte, e também indicar os passos a serem dados para cultivar a misericórdia no mundo. O repórter Gustavo Werneck, do jornal Estado de Minas, elogiou o encontro e destacou a importância dos sacerdotes para a produção e qualidade  das reportagens. Já a chefe de redação da TV Globo Minas, Gil de Carvalho, disse que a parceria entre a Igreja e meios de comunicação pode contribuir para dar voz ao cidadão excluído, que muitas vezes não é visto pela sociedade.

Dimara Oliveira, repórter e apresentadora da TV Band e da Rádio BandNews, sublinhou a rotina acelerada das redações para dizer que o Jubileu dos Comunicadores foi oportunidade para o encontro com os colegas, para um momento de partilha. As jornalistas Mariana Schettini e Janaína Fonseca, respectivamente dos jornais O Tempo e Hoje em Dia, destacaram a necessidade da imprensa repercutir mais as boas notícias. Elas citaram, como exemplo, as muitas histórias que estão reunidas no anuário Arquidiocese em Movimento – que reúne ações sociais, educativas e culturais da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Participaram do encontro:

Isabela Scalabrini e Gil de Carvalho (TV Globo)
Stanley Gusman e Juliano Azevedo (SBT/TV Alterosa)
Dimara Oliveira e Kiuane Rodrigues (TV Band e Rádio BandNews)
Jordana Almeida (Rede Minas)
Gustavo Werneck e Euler Cássia Jr. (jornal Estado de Minas/Portal UAI)
Mariana Schettini (jornal O Tempo)
Janaína Fonseca (jornal Hoje em Dia)
Fernanda Rodrigues (Rádio Itatiaia)
Cláudia Helena (CNBB Leste 2)
Padre Oscar Piloni e Tadeu (Rádio Gospa Mira)
Moninha Quintero e Flávio Campos (Rádio Belvedere e  Jornal Nossa Senhora Rainha)