Jovens do Vila Fátima participam de atividades esportivas e culturais na PUC Minas

Jovens que são acompanhados pelo Projeto Vila Fátima participaram do Sábado Esportivo Cultural, atividade promovida pela Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas e pelo Núcleo de Meio Ambiente e Saúde (Numas) da Universidade.

De acordo com a professora Juliana de Lima Passos Rezende, representante do NUMAS, a parceria do núcleo com o Projeto Vila Fátima surgiu do interesse em levar para a comunidade atividades que tratam da promoção da saúde e hábitos saudáveis de vida. “Se a gente se preocupa em manter uma vida saudável, é com menos frequência que a doença aparece”, explica a professora.

Além dos 75 jovens atendidos pelo Projeto, também participaram das atividades 25 pessoas que moram no bairro Justinópolis, em Ribeirão das Neves, onde está o Projeto Vila Fátima.

Durante a manhã, os jovens praticaram as modalidades de atletismo orientadas pela equipe do curso de Educação Física, como corrida, salto em distância e arremesso de dado; depois, nadaram na piscina do complexo esportivo.

A Assistente Social do Projeto Vila Fátima, Andressa Legorino, conta que o passeio foi importante para os grupos participantes, pois proporcionou um momento de lazer, acesso a cultura e conhecimento aliado às atividades esportivas. São momentos como estes que promovem a convivência entre jovens e as pessoas da comunidade, contribuindo para o fortalecimento de vínculos e a ampliação de horizontes.

O Projeto Vila Fátima é uma iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte, com o apoio da Providência Nossa Senhora da Conceição e da PUC Minas. Seu objetivo é contribuir para melhorar a qualidade de vida, os vínculos comunitários e o compromisso com a cidadania dos jovens da região de Justinópolis, em Ribeirão das Neves.