Jovens do projeto Guardiões do Patrimônio Cultural se reúnem para aula de memória no Museu Muquifu

Jovens do projeto Guardiões do Patrimônio Cultural, promovido pela Arquidiocese de Belo Horizonte a partir da Pastoral da Cultura e da PUC Minas,  participaram da primeira aula da disciplina Cotidiano e Práticas de Conservação do Patrimônio Cultural, no último sábado, 12, no Museu Muquifu.

Com tema ” Eu também sou Patrimônio”, os estudantes foram convidados a falar sobre seus objetos afetivos, cuidados e a importância desses objetos para suas histórias e memórias. E para complementar o momento formativo, os jovens participaram da roda de memória “Herança de família”, que está na programação de atividades do museu.  Na oportunidade, as convidadas Maria de Lourdes Barreiros Lima, Pris Campelo e Antônia Filomena de Oliveira contaram suas histórias por trás do fuso de tear e da máquina de costura que estão no acervo do Muquifu.

Jovens guardiões

O curso Guardiões do Patrimônio é promovido pela Arquidiocese de Belo Horizonte a partir da Pastoral da Cultura e da PUC Minas, sendo uma oportunidade para jovens entre 15 e 25 anos. O objetivo do projeto é propiciar às novas gerações o cuidado com os bens culturais e os princípios do bem viver, bem como capacitar jovens para que possam atuar em rede, criando, semeando e cultivando soluções para suas próprias comunidades. Os jovens terão acesso gratuito às aulas, a todo o material de estudos e ainda receberão uma bolsa durante 6 meses.

Preservação do patrimônio

A ação educativa, aprovada na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, tem o objetivo de atuar para a formação civil e cidadã de jovens sobre a importância da preservação do patrimônio cultural tangível e intangível de Belo Horizonte. O Museu Muquifu está localizado na Rua Santo Antônio do Monte, 708 – no Bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte.