Jovens cuidam dos mais pobres, na Paróquia Maria, Serva do Senhor

Jovens da Paróquia Maria, Serva do Senhor, no bairro Alípio de Melo, desenvolvem, desde 2007, o Projeto Jovem Voluntário, inspirados no trabalho dos vicentinos. Atraídos pela missão de ajudar aqueles que mais precisam de algum amparo, os 43 voluntários que integram essa obra de amor ao próximo não medem esforços. Passam de casa em casa para pedir alimentos e agasalhos, que serão distribuídos aos mais pobres, e deixam a alegria e o exemplo do bem que faz servir ao próximo. “Um trabalho que resulta na evangelização pelos atos de solidariedade praticados no dia a dia”, observa a coordenadora do Projeto, Maristela Vargas.

O trabalho iniciou-se há nove anos e, desde então, os voluntários reúnem-se duas vezes 2 vezes no mês para reforçar a ação dos vicentinos na região.  Eles também visitam asilos, abrigos e outros lugares onde há pessoas necessitadas de bens materiais ou de atenção e carinho.

“Nosso objetivo é nos reunirmos para fazer o bem”, afirma a coordenadora do Projeto.  O trabalho é planejado a cada início de ano. Em março, por exemplo, os voluntários visitarão uma instituição que acolhe crianças encaminhadas pelos Conselhos Tutelares de Belo Horizonte e pela Vara Cível da Infância e da Juventude.   Já no ano passado, uma das missões foi realizada junto aos moradores de rua.

A Tenda da Leitura é também  uma das iniciativas desses jovens. No último sábado de cada mês, 100 crianças da Vila São José, na Região Noroeste de BH, se divertem com uma espécie de biblioteca a céu aberto. “Faça chuva, faça sol, levamos um tapete, livros e promovemos um dia de contação de histórias. Escolhemos contos que sirvam de  modelo para que meninos e meninas sintam-se encorajados a praticarem boas ações”- explica Maristela.

Todos os anos, o Projeto Jovens Voluntários realiza eventos festivos – na Páscoa, festa junina, no Dia das Crianças e no Natal – reunindo os voluntários, as crianças da Vila São José e seus familiares.  No Natal de 2015, por exemplo, 175 crianças receberam presentes, uma alegria que se repete desde o início do Projeto, em junho da 2007.

O carinho e a dedicação dos voluntários da Paróquia Maria, Serva do Senhor, aos poucos, têm aproximado as famílias da igreja.  “Muitas crianças que frequentam a Tenda Leitura, por exemplo, frequentaram os dois anos de catequese e fizeram a Primeira Eucaristia. Uma decisão espontânea e cada um, pois nada é imposto, apenas testemunhamos, no dia a dia,  o que aprendemos no Evangelho”.