Jovens ajudam crianças da Vila São José a desenvolver o gosto pela leitura

As obras sociais da Paróquia Maria, Serva do Senhor, no bairro Alípio de Melo, completam, neste ano, dez anos de serviços à comunidade, especialmente às crianças e aos adolescentes. Desde 2007, o Projeto Jovem Voluntário reforça o trabalho dos vicentinos. Atraídos pela missão de ajudar aqueles que mais precisam, os voluntários que integram essa obra de amor ao próximo não medem esforços. Passam de casa em casa para pedir alimentos e agasalhos, que serão distribuídos aos mais pobres, e deixam a alegria e o exemplo do bem que faz servir ao próximo. “Um trabalho que resulta na evangelização pelos atos de solidariedade praticados no dia a dia”, observa a coordenadora do Projeto, Maristela Vargas.

Desde o início, os voluntários reúnem-se uma vez no mês para reforçar a ação dos vicentinos na região.  Além de recolher alimentos nas casas do bairro Alípio de melo e região, todo segundo sábado do mês eles também visitam asilos, abrigos e outros lugares onde há pessoas necessitadas de bens materiais ou de atenção e carinho.

A Tenda da Leitura é também  uma importante iniciativasl desses jovens. No último sábado de cada mês, crianças da Vila São José, na Região Noroeste de BH, se divertem com uma espécie de biblioteca organizada na paróquia. “Faça chuva, faça sol, promovemos um dia de contação de histórias. Escolhemos contos que sirvam de  modelo para que meninos e meninas sintam-se encorajados a praticarem boas ações. Dedicamos atenção especial à evangelização que se realiza por meio de histórias, gestos e do testemunho nas diversas situações que vivenciamos”- explica Maristela.

Todos os anos, o Projeto Jovens Voluntários realiza eventos festivos – na Páscoa, festa junina, no Dia das Crianças e no Natal – reunindo os voluntários, as crianças da Vila São José e seus familiares.  No Natal de 2016, por exemplo, aproximadamente 150 crianças receberam presentes. “Entre as muitas alegrias dos jovens é presenciar crianças que frequentam a Tenda Leitura recebendo a primeira Eucaristia. Mas essa, é uma decisão que parte da criança e das famílias, pois o projeto recebe todos aqueles que desejam participar, independentemente de sua religião.