Uma grande alegria! É do jovem Ismael Oliveira do Nascimento, da nossa Arquidiocese de Belo Horizonte, a letra do hino da Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Da paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Ismael tem 28 anos e é estudante de psicologia na PUC Minas- campus Lourdes. Ele conta que sua inspiração para criar a letra do hino foi o Magistério do Papa Francisco.
A letra e a música foram apresentadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta terça-feira, 17 de setembro. O processo de escolha foi feito a partir de um concurso nacional, lançado em abril deste ano. Todos os inscritos participaram de uma formação on-line promovida pelo Setor de Música Litúrgica da CNBB em três etapas.
O autor da letra
O vencedor do concurso, Ismael Oliveira do Nascimento, relatou que recebeu com entusiasmo e alegria a notícia de que sua letra foi escolhida para animar o hino da Campanha da Fraternidade de 2025. “Podemos dizer que o pano de fundo em toda a letra proposta é o magistério do Papa Francisco, que tem insistido bastante nesse diálogo com as mudanças climáticas”, sublinhou.
Acompanhe o depoimento do jovem Ismael
“Nós estamos percebendo hoje essas mudanças na pele, no ar, na respiração. O Brasil está praticamente tomado por incêndios florestais, muitas vezes incêndios propositais, porque como o Papa mesmo diz, há uma inclinação do ser humano, parece ser até uma sina de destruir, de impedir que a criação floresça, que a criação desabroche, mas aí vem Deus com a sua misericórdia e não cansa de criar, a gente diz que Deus não cansa de perdoar, mas também não cansa de criar, talvez isso esteja em todas as entrelinhas do hino, que está muito baseado no magistério da Igreja, naquilo que propõe o Papa Francisco, as discussões atuais sobre a Casa Comum, com a nossa morada, então fica a animação para que na Quaresma do ano que vem a gente celebre com alegria, com entusiasmo e penitência esse tempo tão importante para nós”.
O autor da música
O autor da música é Miguel Philippi, regente de corais na Arquidiocese de Florianópolis (SC). Miguel observou que é sempre um desafio compor uma nova melodia, mas que buscou atender os critérios que foram estabelecidos pela CNBB: uma música que fosse acessível para todos, bela, envolvente, e ao mesmo tempo que fosse original, buscando dar sentido à letra, com uma estrutura que valorize essa mensagem.