Jornal de Opinião traz entrevista com Núncio Apostólico no Brasil

O Jornal de Opinião desta semana (edição 1110), dando continuidade às novidades em sua linha editorial, traz entrevista especial com o Núncio Apóstólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri. Na entrevista, ele nos abre as portas de um importante canal de diálogo da Igreja com as mais variadas culturas da terra e suas religiões. Confira um trecho da entrevista e leia o conteúdo na íntegra no Jornal de Opinião:

O senhor assumiu a nunciatura no Brasil há oito anos. Desde a posse, quais as prioridades no relacionamento da Igreja no País com o Estado brasileiro?

A partir da minha posse no final de 2002 até hoje, minha missão eclesial e diplomática no Brasil foi marcada principalmente por um forte relacionamento com os bispos e com a Igreja em geral no País. Isso foi através de contatos pessoais e comunitários com os bispos e com os fiéis, nas reuniões e assembleias, nas visitas pastorais e nas palestras que foram intensas e abrangentes. Segui e estimulei a caminhada desta Igreja nas prioridades surgidas ao longo destes anos, sobretudo na recuperação de uma maior consciência da necessidade de promover com determinação as vocações sacerdotais e religiosas, com sua respectiva formação humana, teológica e espiritual. Insisti também no resgate do interesse privilegiado pelo mundo da cultura e formação de um laicato católico no mundo da ciência, da economia e da política. Outro ponto diz respeito a um esforço novo no anúncio da Boa Nova que responda aos desafios dos tempos de hoje e que foi objeto primário da V Conferência dos Bispos Latino-americanos e Caribenhos, inaugurada por Bento XVI, em 13 de maio de 2007. A visita do Santo Padre ao Brasil foi uma benção, um evento histórico, um momento forte para o País, coroado pela canonização do primeiro santo nascido em terra brasileira, o frei Galvão. Essa Conferência lançou a Missão Continental de Evangelização, que já está em ato, e da qual o Brasil está se beneficiando de maneira especial.