O Jornal de Opinião receberá o prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela matéria “Na estrada da vida, nada se perde”, da jornalista Nanci Alves, publicada na edição de março de 2009. A reportagem fala sobre as mulheres que sobrevivem da fabricação de produtos feitos com sobras de algodão que caem das carretas que transportam o produto nas rodovias de Goiás, região centro-oeste .
O júri dos Prêmios de Comunicação da CNBB 2010 escolheu os vencedores dos trabalhos que concorreram aos prêmios Dom Helder Câmara (Imprensa), Clara de Assis (Televisão) e Margarida de Prata, na categoria Cinema. O Microfone de Prata, prêmio para o Rádio, ainda será selecionado pela Associação Católica de Rádio (Unda) e pela Rede Católica de Rádio (RCR).
A edição 2010 dos Prêmios de Comunicação da CNBB entregará o prêmio Clara de Assis, para Victor Hugo Cardoso, com o documentário “A Paixão de Cristo”, e Marcelo Canellas, da TV Globo, com série exibida no Jornal Nacional, “Cabeça do Cachorro” – reportagem sobre São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
O prêmio Margarida de Prata, será entregue para o documentário de Tatiana Polastri, “Duas vidas e uma só causa”; para o curta-metragem de Petrus Cariri Maia de Moura, “O som e o tempo e para “Cinco vezes favela, agora por nós mesmos”, longa-metragem de Carlos Diegues e Renata Magalhães. Receberá menção honrosa “O advogado das almas”, de Rafael Salim e Thaísa Cerveira.
A entrega dos prêmios será no dia 23 de julho, em Aparecida (SP), durante o Encontro Nacional da Pascom.