Jornada Mundial da Juventude: participantes terão assistência médica integral

A Jornada Mundial da Juventude terá 500 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e acadêmicos de medicina e enfermagem, que trabalharão como voluntários. O evento mundial será realizado em julho de 2013. Um núcleo de dez pessoas, coordenado pelo médico e voluntário da saúde na JMJ, Pedro Pimenta de Mello Spinetti, já trabalha para garantir o bem estar de todos os participantes no evento.

“Algumas ações estão sendo planejadas desde 2011 para capacitar os voluntários, não só da área da saúde, mas de todas, para garantir um evento sem riscos. Pequenas ações como distribuição de água potável em grande quantidade, lavar as mãos antes de distribuir alimentos, coleta e separação do lixo são atitudes fundamentais para reduzirmos o número de eventos adversos à saúde durante a JMJ”,
explica o médico.

“O Brasil é um dos poucos países do mundo com sistema de saúde com atendimento universal e até mesmo os estrangeiros têm direito a assistência nos Hospitais do SUS. Certamente, durante a JMJ, todo o sistema de saúde da cidade estará de prontidão para receber os peregrinos que dele necessitarem”, finaliza.

Milhares de jovens de todo o mundo participarão também da Semana Missionária da Arquidiocese de Belo Horizonte – encontro que antecede a Jornada Mundial da Juventude. A capital mineira deve receber, entre os dias 16 e 21 de julho, mais de 25 mil jovens.

Uma oportunidade única para a Arquidiocese, Belo Horizonte e toda Minas Gerais. O propósito é o de envolver a juventude do mundo inteiro em nossos projetos mais especiais, particularmente as ações sociais. Além dessas atividades, os jovens vão conhecer e participar dos trabalhos na área da evangelização e da cultura. Serão momentos de troca de experiências e de crescimento na fé, sempre pensando no compromisso da JMJ: legado permanente de um trabalho contínuo para a juventude.

Saiba mais sobre a Semana Missionária da Juventude clicando aqui.