Jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte se reúnem com a juventude dos quatro cantos do planeta num importante encontro com o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, de 22 a 27 de janeiro, no Panamá. O tema desta edição da JMJ “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), é um convite à reflexão e à vivência do “sim” dado por Maria ao chamado de Deus.
Para os jovens que estão viajando para o Panamá essa é uma importante oportunidade de viver, com intensidade a diversidade dos carismas e expressões culturais na unidade de ser cristão. Uma experiência já vivida por Everton Henrique da Silva, 25 anos, professor de Filosofia na rede estadual, que participou da JMJ no Rio de Janeiro. “A Jornada abre horizontes para o exercício do respeito às particularidades de cada um, como as diferentes formas de participação nas celebrações, de louvar a Deus e de evangelizar. Nossa igreja é universal mas cada cultura tem seu modo de viver a religião”- observa o professor que integra a Paróquia Nosa Senhora da Conceição, em Raposos.
Toda essa experiência de conviver com jovens do mundo inteiro, na percepção de Everton, ensina às pessoas a construírem pontes, a unir as pessoas, na construção de uma cultura de paz. “Não podemos ficar inertes assistindo governos construir muros, como por exemplo, o governo dos Estados Unidos que deseja separar o país do México erguendo um gigantesco muro”.
A expectativa de Everton é que o Papa Francisco tratará dessas questões em algum momento do encontro com os Jovens, dando especial atenção à realidade dos refugiados no mundo.
Para conseguirem realizar o sonho de se encontrar com o Papa Francisco no Panamá, o grupo de seis jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição precisou arregaçar as mangas. Embora dois deles sejam enviados pela comunidade que está custeando a viagem – Yuri Luiz e Gabriela Xavier- , os outros quatro viajam com dinheiro que economizaram dos salários e com a ajuda da família -Alexandre Júnior, Jonatahas Gouvêa, Gizele Lourenço e Everton Henrique. No Panamá, eles ficarão hospedados na casa de famílias católicas. O dinheiro para as despesas diárias eles conseguiram realizando diversas atividades na comunidade, sempre contando com o apoio do pároco, padre Eribaldo Pereira Santos.
Também vão participar da JMJ no Panamá jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sabará; da Paróquia Nossa Senhora das Neves, em Ribeirão das Neves, da Paróquia São José, no Centro de Belo Horizonte,da Paróquia São Gabriel, no bairo Taquaril e da juventude vicentina.