Jornada Mundial da Juventude: jovens da Arquidiocese de BH participam do encontro com o Papa Francisco

Jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte se reúnem com a juventude dos quatro cantos do planeta num importante encontro com o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, de 22 a 27 de janeiro, no Panamá. O tema desta edição da JMJ “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), é um convite à reflexão e à vivência do “sim” dado por Maria ao chamado de Deus.

Jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Raposos) a caminho do Panamá para a Jornada Mundial da Juventude: Alexandre Júnior, Jonatahas Gouvêa, Gizele Lourenço, Iury Luiz, Everton Henrique, Gabriela Xavier e o pároco, padre Eribaldo Pereira Santos

Para os jovens que estão viajando para o Panamá essa é uma importante oportunidade de viver, com intensidade a diversidade dos carismas e expressões culturais na unidade de ser cristão. Uma experiência já vivida por Everton Henrique da Silva, 25 anos, professor de Filosofia na rede estadual, que participou da JMJ no Rio de Janeiro. “A Jornada abre horizontes para o exercício do respeito às particularidades de cada um, como as diferentes formas de participação nas celebrações, de louvar a Deus e de evangelizar. Nossa igreja é universal mas cada cultura tem seu modo de viver a religião”- observa o professor que integra a Paróquia Nosa Senhora da Conceição, em Raposos.

Toda essa experiência de conviver com jovens do mundo inteiro, na percepção de Everton, ensina às pessoas a construírem pontes, a unir as pessoas, na construção de uma cultura de paz. “Não podemos ficar inertes assistindo governos construir muros, como por exemplo, o governo dos Estados Unidos que deseja separar o país do México erguendo um gigantesco muro”.

A expectativa de Everton é que o Papa Francisco tratará dessas questões em algum momento do encontro com os Jovens, dando especial atenção à realidade dos refugiados no mundo.

Rodrigo Passos, da Juventude Vicentina trabalhou o ano inteiro para reunir os recursos necessários para a viagem ao Panamá. Criou um cofre de moedas, um banner, percorrendo locais de grande circulação de pessoas, vendendo bombons e diversos produtos após as missas e na escola.

Para conseguirem realizar o sonho  de se encontrar com o Papa Francisco no Panamá, o grupo de seis jovens da Paróquia Nossa Senhora da Conceição precisou arregaçar as mangas. Embora dois deles sejam enviados pela comunidade  que está custeando  a viagem – Yuri Luiz e Gabriela Xavier- , os outros quatro viajam com dinheiro que economizaram dos salários e com a ajuda  da família -Alexandre Júnior, Jonatahas Gouvêa, Gizele Lourenço e Everton Henrique.  No Panamá, eles ficarão hospedados na casa de  famílias católicas. O dinheiro para as despesas diárias  eles conseguiram realizando diversas atividades na comunidade, sempre contando com o apoio do pároco, padre Eribaldo Pereira Santos.

Também vão participar da JMJ no Panamá jovens  da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sabará;  da Paróquia Nossa Senhora das Neves, em Ribeirão das Neves,  da Paróquia São José, no Centro de Belo Horizonte,da Paróquia São Gabriel, no bairo Taquaril e da juventude vicentina.

Jovens da Paróquia São Gabriel, no bairro Taquaril, são acolhidos no Panamá, onde participam da JMJ