Padre Felipe Lemos Queirós é reitor do Santuário Arquidiocesano Santa Luzia. A rotina de dedicação ao sacerdócio é intensa, são 16 comunidades aos seus cuidados. Mas ainda assim, o hábito de ler livros de inspiração espiritual, de teologia e filosofia, adquirido no Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej), sempre o acompanha. Nas horinhas de descanso o padre se dedica à leitura, que considera fonte fundamental para a formação permanente do clero. Na Dica Literária desta semana, padre Felipe presenteia os sacerdotes com a seguinte recomendação de leitura: “Jesus de Nazaré – da Infância à Ressurreição.”
O livro sugerido trata-se de uma trilogia escrita por Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI. “O Papa é um sábio e o livro nos ajuda muito na caminhada de fé e espiritualidade”, observa padre Felipe. “Quanto mais entendemos Cristo mais nos doamos à evangelização e aos mais pobres”, completa. No livro, fruto de pesquisa própria do Papa Bento XVI, o Pontífice resgata a figura de Jesus, das descrições “populares”, e recupera a identidade de Cristo a partir dos Evangelhos. O Papa faz uma releitura dos acontecimentos da vida pública de Jesus, segundo a Sagrada Escritura, sem sair da Cristologia, nos leva a encontrar Jesus em sua infância, na vida adulta até a ressurreição, apresentando um retrato impressionante e verdadeiro. O conjunto da obra Jesus de Nazaré tem como objetivo a compreensão da figura de Jesus, a sua palavra e o seu agir. Padre Felipe, neste momento, dedica-se a uma releitura da trilogia. “Vivemos um momento da sociedade em que a leitura desse livro é muito oportuna. A obra contribui para o nosso crescimento espiritual, ajudando a nos formar e informar.”
A coletânia Jesus de Nazaré é composta por três livros: Infância; Do batismo no Jordão à transfiguração; Da entrada em Jerusalém até a Ressurreição.